Ações para a Cidadania – Agosto/2018 Sesc Belenzinho – Programação

Foto: Vanessa Moraes

Poéticas do Acesso – Programação a partir de um eixo curatorial que pensa a acessibilidade como criação poética. 

Bate-papo: Acessibilidade, Dança e Performance

Com Marcos Abranches e Daina Leyton

Marcos Abranches compartilha seu processo de criação com a performance e a dança, onde sua própria deficiência é fonte de pesquisa trazendo dramaticidade aos movimentos impregnados de cores e sentimentos inquietantes. No encontro, Marcos mostra como é possível transcender barreiras físicas e de comunicação na criação poética e anuncia os estigmas e preconceitos que ainda tem que ser trabalhados em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

Local: Oficina 3. Acima de 16 anos. Grátis.

23/08. Quinta, às 19h30

Oficina: Acessibilidade Criativa

Com Paula Lopez

Acessibilidade Criativa – Paula Lopez -Foto: Felipe Cohen

Quais são as possíveis interações no processo de criação com elementos das artes visuais, da dramaturgia, da literatura e do audiovisual quando estruturamos uma poética na lógica dos recursos de acessibilidade? Como indagar sua própria obra? Partindo de uma breve conversa sobre o Modelo Social da Deficiência e estímulos textuais e imagéticos, a oficina busca problematizar as sutilezas dos recursos de acessibilidade e discutir releituras, traduções e transposições de manifestações artísticas para ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da criação artística e da produção cultural.

Paula Lopez é consultora em acessibilidade criativa. Desenvolveu a Mostra ||ENTRE|| Arte e Acesso junto a uma equipe multidisciplinar do Itaú Cultural para refletir sobre a ampliação de acesso para públicos e artistas com deficiência. Também esteve à frente da criação da plataforma Unlimited e das ações nos seguintes pilares: capacitação, mostra artística e influência em políticas institucionais e públicas.

Local: Oficina 3. Acima de 16 anos. Grátis.

07 a 09/08. Terça e quinta, às 19h30

Bate-papo – Mesa de Conversa Sobre Resultados da Pesquisa Viver em São Paulo: Participação Social

Parceria entre Sesc e Rede Nossa São Paulo

Encontro com instituições parceiras e intervenção artística com a atriz Cyda Bau, sobre os resultados da Pesquisa Viver em São Paulo.

Sobre a Rede: mais de 700 organizações da sociedade civil integram a Rede Nossa São Paulo, que é apartidária e inter-religiosa, não tem presidente nem diretoria, se constituiu e se expande de forma horizontal. Hoje, contam com o apoio de lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil, empresas e cidadãos – todos interessados em participar do processo de construção de uma nova São Paulo.

Vagas limitadas. Inscrições a partir de 23/7.

Local: Sala de Espetáculos II. Livre. Grátis.

14/08. Terça, das 10h às 13h

Serviço

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho

Estacionamento: Para espetáculos com venda de ingressos após as 17h: R$ 15,00 (não matriculado); R$ 7,50 (credencial plena no SESC – trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.