Abertas inscrições para workshop de roteiro audiovisual para criança

2017-06-13 21:13
Gabriella Mancini
Gabriella Mancini

Estão abertas até 25 de junho as inscrições para o workshop “Como escrever roteiro audiovisual para criança”, que será ministrado pela roteirista Gabriella Mancini. O curso acontece nos dias 1 e 2 de julho, no Cinema do CIC, em Florianópolis, integrado à programação da 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que segue até o dia 9. Voltado para realizadores, o workshop vai abordar as especificidades do diálogo com a criança na produção de audiovisuais para infância. As inscrições podem ser feitas aqui neste link, onde também está disponível o conteúdo programático. São oferecidas quinze vagas, caso haja uma procura maior, os inscritos serão selecionados pelo currículo.

O curso perpassa os gêneros animação, ficção e documentário, assim como as principais etapas do processo criativo. A ministrante explica que ainda há pouca formação e bibliografia em português sobre filmes para o universo infanto-juvenil. O curso busca suprir essa lacuna e atender à demanda diante de uma crescente valorização da infância, com a abertura de espaços em editais, produção de filmes com mais qualidade e aumento do interesse de produtores.

A ideia é compartilhar aprendizados da roteirista e seu interesse prioritário pela infância. Gabriella é roteirista de cinema e TV. Desde 2012, é coordenadora de roteiros na Conspiração Filmes (RJ), onde desenvolve projetos de animação e ficção para crianças. Já atuou em projetos de musicalização infantil, como professora, contadora de estórias e jornalista de editorias voltadas à infância. No workshop, os realizadores vão receber noções de como criar empatia com esse público e propor temas que estabeleçam conexões de acordo com a idade de cada criança.

“Um bom filme para criança a coloca em primeiro plano, trazendo o olhar dela que é a fonte mais maravilhosa. Precisamos de produções que valorizem seu saber e não desperdicem sua curiosidade. As crianças são mais requintadas que os adultos, têm uma sensibilidade à flor da pele, por isso são ávidas por saberes, cultura e arte. A linguagem criança é a poesia. É errônea a ideia de que criança gosta de qualquer coisa”, argumenta a ministrante.

O que é um filme para criança?

Como estão em fase de formação de conceitos e gostos, as crianças estão mais abertas a receber e assimilar repertório, o que amplia a responsabilidade na produção de filmes para o segmento, como explica Gabriela. “Vejo muitas pais dizerem que os filhos adoram a ‘Galinha Pintadinha’, por exemplo. As crianças gostam porque alguém apresentou. Se os pais interagem junto é ainda mais significativo ainda para elas”.

Segundo a roteirista, para ser educativo e tocar esse público, o filme deve refletir sobre seus dramas, medos e angústias. “O mundo das crianças é fantasioso e sem clichês. É preciso colocar a criança no centro, com personagens que tenham conflitos e soluções de acordo com o ponto de vista dela”.

Entre os conteúdos do workshop está o olhar para a diversidade ou representatividade das diversas crianças. “Essa é a parte mais importante do curso. A criança precisa se ver reconhecida na tela, ter sua autoestima valorizada. Os personagens não podem ser estereotipados”.

Serviço
Workshop “Como escrever roteiro audiovisual para criança”

Inscrições: até 25 de junho

Data do curso: 1 e 2 de julho, das 14h00 às 18h

Quanto: gratuito

Onde: Cinema do CIC

Fonte: Mostra de Cinema Infantil.

Deixe uma resposta