Abertas inscrições para o 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical

cartaz sem imprensa 2

Estão abertas inscrições para o 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e do 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais em Florianópolis

De 23 a 25 de setembro/2015 será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora, o 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e o 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais. Os eventos serão um importante espaço de debates sobre a imprensa sindical na disputa de hegemonia. O tema do seminário unificado deste ano é: “A imprensa sindical e o novo perfil da classe trabalhadora”. O Seminário deste ano também terá como novidades um Varal Literário e a possibilidade de envio de textos/artigos para confecção de um caderno sobre Imprensa Sindical.

Entre os demais temas que serão abordados estão: O papel da imprensa sindical na mobilização da classe trabalhadora; A informação como mentira: A realidade do jornalismo em um mundo de redes sociais; Os movimentos sociais e a disputa comunicacional no Brasil; Condições de trabalho e as multifunções na imprensa sindical; e As experiências da luta comunicacional na Venezuela para a disputa hegemônica.

 

Público alvo do Seminário e do Encontro de jornalistas

O Seminário é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes na área de comunicação. O  1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais, que acontece no dia 23 de setembro na parte da tarde, é voltado para os jornalistas e estes devem confirmar presença em separado do Seminário. Na inscrição devem informar quem vem também para o Encontro de Jornalistas, além do Seminário de Imprensa.

As inscrições estão abertas de 1 de julho a 4 de setembro. As vagas são limitadas.

 

Caderno de Textos sobre Imprensa Sindical

Faça parte dessa ideia!

Nesse 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical haverá uma novidade: a possibilidade de compartilhar por escrito as dúvidas, certezas, teorias e práticas que cada um vivencia no seu trabalho. Os participantes podem enviar um texto para a coordenação do evento no qual desenvolvam a temática proposta, a imprensa sindical. Assim vamos ampliando o conhecimento na área e contribuindo para que todos possam compartilhar suas experiências.

Todos os textos serão reunidos em um caderno, com as devidas referências e a ficha catalográfica, a ser distribuído no 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais, que faz parte da programação do evento. Esperamos sua contribuição!

Prazo de envio: 16 de setembro – e-mail para envio: [email protected]

Quantidade máxima de páginas: 10 – Possibilidade de textos: Artigo (científico ou jornalístico);  Comunicação (Relato de Experiência); Resenhas – crítica de livros, monografias e teses publicadas recentemente.

Varal Literário

Durante o Seminário faremos um varal literário com poesias, contos, crônicas e fotos de manifestações e luta. As pessoas que quiserem participar do varal devem enviar material impresso até o dia 4 de setembro A/C Depto de Comunicação do Sindprevs/SC (Rua Angelo La Porta, nº 85, Centro – Florianópolis/SC, CEP 88020-60).

Cada participante pode enviar apenas um material.

O texto deve ser impresso em papel A4 e ter no máximo 15 linhas em qualquer fonte tamanho 14. A foto, colorida ou preto e branco, deve ser impressa em tamanho A4 e deve conter evento, local e data em que foi produzida. O(s) nome(s) do/as autores/as deve(m) constar no rodapé da página em fonte tamanho 10, com alinhamento à esquerda, acompanhado(s) do nome da organização que representa(m).

O texto deve ser impressos em papel A4 e ter no máximo 15 linhas em qualquer fonte tamanho 14. A foto, colorida ou preto e branco, deve ser impressas em tamanho A4, deve conter evento, local e data em que foi produzida. O(s) nome(s) do/as autores/as deve(m) constar no rodapé da página em fonte tamanho 10, acompanhado(s) do nome da organização que representa(m) e alinhamento à esquerda.

Veja abaixo mais informações sobre o vento, a programação completa e como se inscrever.

Nos encontramos todos lá!

3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical

“A imprensa sindical e o novo perfil da classe trabalhadora”

O Seminário é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes da área.

Data:

23, 24 e 25 de setembro de 2015

Local:

Hotel Canto da Ilha – Av. Luiz Boiteux Piazza, nº 4810 – Ponta das Canas – Florianópolis/SC

Inscrições:

01 de julho a 04 de setembro

Valor da inscrição:

R$ 180 (inclui alimentação)

Estudantes: R$ 100 (inclui alimentação) – vagas limitadas

Como se inscrever?

– enviar email para [email protected], com o nome do participante, telefone, cidade/estado, local de trabalho e tamanho de camiseta.

– o valor da inscrição deve ser depositado no Banco do Brasil (Ag. 4236-6, conta 7011-4) ou na Caixa Econômica Federal (Ag. 1078, op. 003, conta 333-9) – CNPJ Sindprevs/SC: 782671430001-51

– o comprovante do depósito da taxa de inscrição deve ser enviado para [email protected] com o nome completo do participante.

– a inscrição só estará confirmada após o envio do comprovante do depósito.

Informações:

E-mail: [email protected]

Fone: 48 3224-7899 (Sindprevs/SC)

           48 3028-5787 (Sinasefe/SC)

Hospedagem:

Por conta de cada participante. Sugerimos hospedagem no Hotel Canto da Ilha

48 3261-4000 – 3261-4054 / [email protected]www.cantodailha.com.br

Programação

Dia 23 de setembro (quarta-feira)

13h – 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais

17h30min – Café

19h – Abertura

19h30 – Palestra: O papel da imprensa sindical na mobilização da classe trabalhadora.

Vito Gianotti  (Núcleo Piratininga de Comunicação)

20h30min – Debate

21h – Coquetel de confraternização

Dia 24 de setembro (quinta-feira)

9h – Mesa: A informação como mentira: A realidade do jornalismo em um mundo de redes sociais.

Breno Altman (jornalista – Ópera Mundi), Gustavo Gindre (jornalista e mestre em Comunicação e Cultura – UFRJ), Samuel Lima (jornalista e professor da UnB)

10h30min – Debate

12h – Almoço

14h – Mesa: Os movimentos sociais e a disputa comunicacional no Brasil.

Bia Barbosa (Intervozes), Débora Maria da Silva (Mães de Maio) e Kerexu Yxapyry (Cacica da Terra Indígena do Morro dos Cavalos)

15h30min – Debate

16h – Café

16h30min – Mesa: Condições de trabalho e as multifunções na imprensa sindical.

Carlos Eduardo Batista (jornalista e mestrando em História), Renata Maffezoli (jornalista do Andes e diretora do Sindicato dos Jornalistas do DF)

17h30min – Debate

19h – Encerramento

19h30min – Jantar

21h – Festa de Confraternização

 

Dia 25 de setembro (sexta-feira)

9h – Palestra:  As experiências da luta comunicacional na Venezuela para a disputa hegemônica.

Esther Tamar Quiaro Vargas (apresentadora do programa Al Instante – Circuito Unión Rádio, da Venezuela) e Elaine Tavares (jornalista e pesquisadora do IELA) e 10h30min – Debate

12h – Almoço

14h – Plenária Final: propostas e encaminhamentos

17h – Encerramento

Realização: Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.