Aberta Consulta Pública sobre limites de resíduos de agrotóxicos em vegetais in natura

 

Resíduos de agrotóxicos em vegetais
Resíduos de agrotóxicos em vegetais

Representantes do setor regulado, da sociedade civil organizada e os cidadãos têm até o dia 8 de setembro para contribuir com a Consulta Pública 57/2015. O texto trata da Instrução Normativa Conjunta entre Ministério da Agricultura Anvisa sobre a internalização de Resolução Mercosul que estabelece critérios para o reconhecimento de Limites Máximos de Resíduos (LMRs) de agrotóxicos em produtos vegetais in natura.

O regulamento proposto tem por objetivo conferir agilidade ao comércio de produtos vegetais in natura entre os países do Mercosul, sem prejuízo à saúde dos consumidores de cada país. Isso porque a proposta de norma preserva os critérios individuais de cada nação, tanto para o estabelecimento de seus próprios LMRs, quanto para o cálculo do impacto dos resíduos de agrotóxicos sobre suas populações.

De acordo com as normas vigentes sobre o tema, compete à Anvisa estabelecer o LMR de agrotóxicos nos alimentos. Dessa forma, a Agência teve uma participação fundamental na elaboração da proposta de Resolução.

A participação do Ministério da Agricultura também foi importante, uma vez que o órgão é responsável pelo monitoramento de resíduos de agrotóxicos em produtos vegetais importados. Por esse motivo, entende-se que a internalização da Resolução Mercosul deve acontecer por meio de uma Instrução Normativa Conjunta entre os dois órgãos.

Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/ wps/content/anvisa+portal/ anvisa/sala+de+imprensa/menu+- +noticias+anos/2015/aberta+ consulta+publica+sobre+ limites+de+residuos+de+ agrotoxicos+em+vegetais+in+ natura

Enviado por Pietra Diehl Klein – CRN10 0837

Coordenadora Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas – Décima Região

R. Felipe Schmidt, 321 – Sala 1101 – Centro – Florianópolis/SC::

Fone/FAX: (48)3222-1967 / www.crn10.org.br / facebook.com/ CRN10SantaCatarina ::

*Atendimento externo: Segunda – Quinta 9h às 12h e das 13h30 às 17h / Sexta – 9h às 12h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.