A pornografia e o jornalismo da grande imprensa

Imagem: Antônio Augusto Bueno

Por Désceo Machado, para Desacato.info.

Se a pornografia é entediante, como afirmou Pasolini, o jornalismo da grande imprensa é muito entediante. Tanto na pornografia convencional quanto nesse jornalismo à la globo, as narrativas são previsíveis, o roteiro conhecido e nada muda a não ser os atores.

A pornografia e o jornalismo não expressam exatamente como a realidade acontece, eles aproximam, mas distorcem. O que vemos e ouvimos é, aqui e ali, no pornô ou num radialismo da CBN, por exemplo, o que vemos e ouvimos é a realidade na casa de espelhos. Na pornografia, embora revelando os corpos e seus órgãos, o que vemos não é bem a realidade verossímil: os homens estão com o pênis maior que a média, as mulheres são todas modelos e jovens, os desempenhos são sempre impecáveis. No jornalismo, embora revelando os fatos e seus segredos, o que vemos não é bem a realidade verossímil: as conclusões são enunciadas em alto volume enquanto as premissas e suas relações permanecem inaudíveis, os jornalistas sempre isentos, como juízes-deuses, são impecáveis e impiedosos.

O jornalismo e a pornografia aprisionam, são tão mais normativos quanto a moral e o direito, pois estão camuflados com a bandeira da liberdade. A pornografia, defendendo a liberdade sexual, impõe para milhões de pessoas qual é o modo certo de ter prazer (como, quando, onde e com quem devemos ter prazer). O jornalismo, defendendo a liberdade de expressão, impõe para milhões de pessoas qual é o modo certo de saber sobre a realidade e avaliar a política (como, quando, onde e contra quem devemos nos impor). Num e noutro os clichês, a ordem das práticas e a correta reação das sensações atuam como camisa de força.

A pornografia e o jornalismo dialogam com as fantasias das pessoas: as pessoas se identificam com os corpos e as ideias da pornografia e do jornalismo. O público masculino da pornografia tradicional se identifica, ao ponto de gozar, com o pênis alheio, o big pênis do ator pornô. Um grande público, majoritário mesmo, se identifica a ponto de gozar com os preconceitos e juízos dos âncoras do jornalismo predominantemente policial da grande imprensa. Quantos orgasmos não têm produzido as imagens dos cassetetes dos policiais chocados contra os corpos de manifestantes. Quanta volúpia sexual não causam os corpos perfurados e dilacerados por balas, exibidos e justificados no jornalismo policial? Só a pornografia mais sádica, que privilegia o órgão ante o corpo e o corpo ante a pessoa, se compara ao o prazer perverso do público da grande imprensa. A fantasia ganha forma e as transmissões assumem um caráter orgástico: a velocidade, a cadência, os tons de voz. A fantasia ganha forma e se impõe uma moral mais repressiva, um sexo mais violento.

O auditório está ativo na pornografia e no jornalismo. Há de se rever toda a crítica que demoniza a grande imprensa ou a pornografia e relega para um segundo plano o público. Há sempre uma identificação acentuada, o público encarna as práticas e os discursos, há um partidarismo exaltado pelos personagens, sejam atores pornôs ou os jornalistas juízes.

O jornalismo e a pornografia são dois gêneros da efêmera e trivial mídia que atua cotidianamente sobre nossas vidas. O efêmero, o rotineiro, a imagem e som que se esvai, para dar lugar a outro, idêntico, repetido, é diferente apenas para servir de nova embalagem para o consumo.

Os atores pornôs e os jornalistas exercem os seus papéis por dinheiro e também por prazer. Colocam em serviço seus corpos e suas línguas, são dirigidos, estão sob a luz do estúdio. A língua pode ser usada para dar prazer a um homem, a uma mulher ou a um grupo de homens: a adulação e a prostituição são duas faces do poder.

Um moralismo tacanho poderia rechaçar essa pornografia convencional e esse jornalismo da grande imprensa. Mas tal reação serviria apenas para impor um outro poder. Bom se outras fantasias, sexuais e políticas, pudessem ganhar voz e romper com a idolatria do falo! O desafio é o de explorar essas outras fantasias não hegemônicas e produzir um jornalismo de dar tesão e causar prazer, e tal como na pornografia, o desafio é radicalizar a democracia para ampliar o leque de sensibilidades, prazeres e vozes.

(Texto publicado originalmente em 31/5/17)

Repórter Désceo Machado é uma criação de Tiago de Castilho Soares.

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