A patética realeza britânica

Por Altamiro Borges.

Em plena crise econômica, que desemprega, arrocha e retira direitos de milhões de trabalhadores, a realeza britânica festeja nesta semana os 60 anos de trono da rainha Elizabeth 2ª. A mídia colonizada dá destaque ao glamour das comemorações – deixando de mostrar as filas dos desempregados e os pedintes nas ruas de Londres. No ano passado, quando da explosão de revolta na Inglaterra, a mídia chamou os manifestantes de “vândalos e bárbaros”. Agora, ela bajula a nobreza! Questão de classe!

Elizabeth 2ª, a rainha, nunca foi eleita para nada, mas expressa bem o poder das classes dominantes no país e no mundo. É chefe de Estado do Reino Unido – que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – e também Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Ela ainda é “comandante-em-chefe” das Forças Armadas, as mesmas que ocupam vários países e assassinam milhares de pessoas.

A falsa democracia britânica

Os britânicos, vítimas desta opressão, continuam apoiando seus opressores. Segundo pesquisas, 80% dos ingleses aprovam o suntuoso reinado de Elizabeth. Talvez a crise econômica, que se agrava agudamente na Europa, ajude a superar este atraso – que representa altos custos para os cofres públicos e não rende absolutamente nada para os súditos da Rainha.

Neste sentido, a jornalista Cris Rodrigues, do blog “Somos Andando”, tem razão. “Ninguém me convence a chamar o Reino Unido de democracia enquanto formalmente a sua chefe for uma pessoa não eleita pelo voto popular (isso sem falar nas limitações de um sistema político baseado no bipartidarismo e na eleição indireta do primeiro-ministro)”.

Fonte: http://altamiroborges.blogspot.com

Foto: AFP.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Inglaterra, Espanha & Cia com seus anacronismos de realeza. Só me perguntaria onde está democracia, digo democracia direta, não o arremedo de democracia chamada representativa. Aliás, nem na grécia ateniense houve democracia de fato, era uma oligarquia ou, se preferirem, uma plutocracia. Qual a diferença de um rei e um presidente? é q um parece o bobo da corte vestido em ouro e o outro/a terno armani e coisa equivalente?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.