A corrida eleitoral esquenta no debate da UFSC

 

Texto e foto: Lívia Monte.

No dia 13 de setembro de 2012, às 19 horas, ocorreu o debate dos candidatos a prefeitura de Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina.

            Obstinados a angariar os votos da comunidade acadêmica da cidade, estiveram presentes no evento os candidatos: Gean Loureiro (PMDB), Ângela Albino (PCdoB), Gilmar Salgado (PSTU), Elson Pereira (PSOL) e Janaína Deitos (PPL). O candidato César Souza (PSD) não compareceu e foi vaiado pela plateia que se encontrava no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Os temas das perguntas propostos pela comunidade acadêmica concentraram os principais problemas da cidade, como: a precariedade da educação e saúde pública, os entraves da mobilidade urbana, a falta de segurança e questões ambientais como a Ponta do Coral.

Surpreendentemente, a atmosfera desse debate foi um pouco diferente, da pacífica presenciada no dia anterior na UDESC. A plateia dos universitários federais foi um pouco mais heterogênea e participativa, apesar de  todos os esforços dos mediadores para conter  não só os ânimos da mesma, mas também os dos candidatos.

             Isso mesmo! A conversa entre os candidatos foi marcada por ironias e ataques pessoais. E partindo dessa perspectiva que vai ao encontro com as propagandas televisivas; podemos concluir que os debates estão sendo utilizados como comédia “stand up”, ao invés de discutir propostas, além de representarem espaços de apenas promessas sem nenhum compromisso real com a população.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.