A Cooperativa

A Cooperativa Desacato foi fundada no dia 9 de dezembro de 2011, mas a parceria entre parte de seus cooperantes existe desde agosto de 2007, quando fundaram o Portal Desacato, veículo independente, sem laços com partidos políticos, sindicatos ou qualquer organização pública, privada, estatal ou paraestatal. A linha do Desacato é claramente anticapitalista e anti-imperialista e adianta o objetivo da cooperativa: a soberania comunicacional popular, ou seja, dar voz e visibilidade àqueles que não encontram espaço e nem apoio na grande mídia.

Por que uma cooperativa?

O objetivo central do grupo não é novo: reunir pessoas de diversas gerações, com a intenção de abrir consciências, apresentar diferentes visões dos fatos e outra forma de cultura. “O inédito fica restrito à ferramenta, que precisa ser construída por todos os cooperados e pelo público, que pode e deve partilhar essa experiência como parceiro ativo”, afirma um dos membros da cooperativa, Raúl Fitipaldi.

Fitipaldi destaca que algumas ONGs estão cada vez mais ligadas ao uso do dinheiro público e à lavagem de dinheiro de grandes empresas estrangeiras, guiadas por propósitos que se afastam da transparência e do interesse das maiorias. Mas o cooperativismo aparece como uma opção democrática e honesta, que se aproxima da visão de mundo compartilhada pelo grupo. De acordo com ele, no Brasil, o cooperativismo é muito determinado pelo capitalismo, pelas empresas de exportação raras cooperativas de serviços de saúde e, principalmente, pelas cooperativas de crédito. “No entanto, os princípios de autogestão condizem com a percepção de Soberania Comunicacional Popular com a qual pretendemos contribuir.”

Por apresentar uma proposta inovadora no setor, enfrentaram-se algumas dificuldades até a formação do grupo e a conseqüente fundação da cooperativa, mas o desafio é motivador. “Não temos muitas idéias acumuladas, experiências para trocar, mas acredito que é preferível fracassar tentando criar fontes legítimas de produção, a ter sucesso desviando o dinheiro dos trabalhadores.”

Como funciona?

A cooperativa pretende ser uma opção diante dos monopólios da comunicação, que vá além dos projetos individuais, característicos da internet, por exemplo. “Vivemos muitas vezes sob uma perspectiva pós-moderna de negação do coletivo e repetidora do modelo vigente, ainda que o discurso seja de oposição ao sistema”. Na cooperativa, o instrumento, seja ele internet, jornal impresso, livro ou peça de arte, é produto, direto ou indireto, de uma construção coletiva, aberta.

A primeira forma que a população tem de contar com a cooperativa é se apropriando dos seus conteúdos, sugerindo outros, narrando através dela sua cultura, mobilizações e reivindicações. “Nossos serviços seguirão os seguintes princípios: informar, educar, formar e mobilizar, com o objetivo de uma sociedade justa, democrática e universal”, destaca Fitipaldi. Os serviços oferecidos se adaptarão à demanda, ou seja, pode-se comunicar uma notícia, artigo, audiovisual, livro, cobertura de eventos, apresentação de arte, entre outros.

Diante das dificuldades e dos desafios que trilham a nova fase do grupo, Fitipaldi é otimista e o nome do atual carro chefe da entidade expressa muito bem de onde vem a motivação: Desacato. “Isso implica em reconhecer que esse sistema não serve e precisa ser desconstruído. Somos parte desta América Nossa e sabemos que Outro Mundo é Possível e Urgente”.

Veículos

Portal Desacato – Notícias, artigos, ensaios, charges, vídeos, opiniões e comentários em português e espanhol. É uma revista virtual que se atualiza diariamente, com jornalistas e colaboradores de Santa Catarina, Brasil, América Latina e Europa. Desacato.info foi fundado em 25 de agosto de 2007 e tem uma média de 1 visita a cada 7 segundos.

Desacato Passa Revista – Boletim semanal inaugurado no mês de março de 2012, que orienta o leitor sobre as informações e opiniões mais importantes da semana que passou. Este boletim é dirigido por correio eletrônico aos leitores que se subscrevem para recebê-lo, no portal Desacato.info.

Desacato Facebook – Anuncia em tempo real a informação que se publicou no Portal Desacato, estimulando a interação entre os participantes da página. O Facebook de Desacato agrega um tipo de leitor que deseja se comunicar sem os formalismos do veículo jornalístico.

Twitter @desacatobrasil – Informa em breves chamadas o que acaba de ser publicado no Portal Desacato; distribui entre leitores, formadores de opinião e jornalistas, informações políticas e culturais que se produzem no mundo. Tem plantão durante 15 horas por dia,  nos 7 dias da semana, e faz coberturas especiais em português e espanhol, em tempo real.

Serviços oferecidos

RÁDIO: Construímos a transmissão de sua rádio via Internet ou hospedagem e a transmissão de sua rádio totalmente virtual.

TV: Realizamos a transmissão do seu evento via Internet, Ao Vivo e com produção.

PRODUÇÃO JORNALÍSTICA: Entrevistas, roteiros, pesquisa, projetos, criação e apresentação.

Um Comentário para "A Cooperativa"

  1. Pingback: 2º Café Anticolonial acontece neste domingo «

Deixe uma resposta