8 motivos pelos quais um homem nem precisa ser feminista para aliar-se ao feminismo. Por Flávio Carvalho.

Por Flávio Carvalho, para Desacato.info.

“E vem de lá o meu sentimento de ser. Meu coração, mensageiro vem me dizer…” (Pepeu Gomes).

  1. Se quiser algo bem feito, faça você mesmo. Não se trata de “ajudar” a limpar a casa. Gostas da casa limpa? Limpe-a. Do seu melhor jeito. Nem precisa sentir-se mulher. Basta sentir-se melhor. Não tá boa, afinal, a casa limpinha, assim? Então, siga, meu querido. Tá com medo, macho? Cadê aquele fortão? Você tem medo de quê?
  1. Experimente ficar sem fazer nada, aproveitar o momento de silêncio e ligar o botãozinho da Escuta Ativa. Não é por fugir do seu controle que o Mundo vai ficar pior, ou melhor. Porém não se esqueça de que de um jeito já foi tentado historicamente: do SEU jeito, do NOSSO jeito. E lamento lembrar-te que nunca deu certo. O Mundo, este, está uma merda. Só você não percebeu? “Só o mundo não percebeu” (Publius).
  1. Ser um homem feminino não fere o seu lado masculino. O Pepeu já cantava isso, há algumas décadas. E agora que tá na moda, que dá IBOPE e virou ainda mais legal, vais perder essa onda nova? Mas eu só quero lembrar-te um detalhe: não é moda. Veio pra ficar. Então se prepare. Pois contigo ou sem você, já não há possibilidade de retorno.
  1. Não existe nada mais libertário do que o sexo. E sexo não é bem aquilo que a gente falava na mesa de bar. Lamento, mas não é.  Até seria fácil dizer que sim, pra te alegrar. Não se trata de como você se relaciona com “essa nova mulher”. Seria suficiente com cuidar de você mesmo. Essa é a nova fonte do prazer, começando por você. Com cuidado de não guardar (novamente!) só pra você.
  1. Lembra aquela referência idiota de dizer que você não é machista porque sua mãe é mulher e você gosta dela? Pois você não precisa ser feminista pra amar (ou por amar) a sua mãe. Todo amor não romântico é transformador. Aproveite.
  1. O patriarcado, este sistema histórico de dominação masculina do Mundo, sempre nos empurrou ao protagonismo. Agora, até nesse momento de virada histórica você quer aparecer diante das luzes? Ah, homem; vai-te catar! Basta de incoerência.
  1. Pense no feminismo como uma montanha mágica, uma utopia: um processo inacabado, onde a sua essência está no tentar. Quando você sentir que conseguiu, desconfie e comece a subir de novo. Esse exercício te ajuda mais do que você pensa.
  1. E se ainda assim não estiver convencido, pode pensá-lo, no feminismo, como uma mera estratégia, um artifício em seu favor. Pode até pensar que tu és um excelente fingidor, oportunista. Mas ocorre exatamente o contrário: pra tua sorte, quem está sendo enganado – e absolutamente tragado – é você.

Parafraseando Chico Science: um passo AO LADO e você já não está no mesmo lugar.

Aquele abraço.

Catalunha, 25 de outubro de 2020.

Flávio Carvalho é sociólogo, participante da FIBRA e do Coletivo Brasil Catalunya @1flaviocarvalho 

A opinião do/a autor/a não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.

 

Confira como foi a Maratona pela Frente Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.