Arte de Santa Catarina aproxima arte e natureza

Informe de Néri Pedroso.

Grupo Fora, de Santa Catarina, contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, expõe bancos em forma de insetos em Brasília

Grupo Fora -  Camila Gabriel Camila e Nara Foto Div  NProduções 2

Bicho banco, uma proposta de exposição do grupo Fora, composto por artistas de Santa Catarina, conquistou o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise. Para a intervenção, Bruna Maresch, Camila Argenta, Gabriel Scapinelli e Nara Milioli criaram mobiliários lúdicos, feitos de madeira. Inspirados na natureza, os cinco bancos remetem à cigarra, ao bicho-pau, à mariposa, ao grilo e ao percevejo.

Em Brasília Bicho Banco Mariposa Foto Div  Grupo Fora 2

A abertura da mostra será no dia 13 de fevereiro, às 19h. A visitação ocorrerá até o dia 16 de março, de segunda a domingo, das 9h às 21h.
Um dos mais importantes do cenário das artes visuais no Brasil, o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea estimula a multiplicidade e a diversidade de linguagens, em suas variadas modalidades de manifestação. O disputado concurso promove e difunde a produção artística; a reflexão e o intercâmbio de ideias, no campo das artes visuais, contribuindo para a formação de plateia e a construção da recente história da arte do país.
As estruturas-bichos formam bancos-espreguiçadeiras, que convidam o espectador a parar, sentar, se espreguiçar e até brincar. A referência aos insetos sugere a interação com o meio ambiente. Articulados, os “bichos banco” foram projetados para funcionar como elementos atrativos. Isto é: sua adaptação no espaço prioriza a criação de fluxos de passeios e encontros. Uma das propostas da obra é convidar o espectador a permanecer no espaço urbano, em áreas abertas e públicas, e usufruir delas. Os “bichos” permanecerão por um mês em exposição na Marquise da Funarte em Brasília. Ao final da intervenção, serão doados a algum espaço público.

Banco grilo em Brasília Foto Div Grupo Fora 2
“Desde o início do percurso do grupo Fora, as ações propostas nos jardins abertos de Florianópolis sempre tiveram um caráter informal. Com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, estamos aprendendo outras maneiras de trabalhar juntos. Aproveitamos a possibilidade de expandir nossas intervenções para outra cidade, com o reconhecimento profissional e o respaldo financeiro, além de promover encontro e amizade com outros profissionais”, diz Camila Argenta, uma das integrantes do coletivo.
Esse projeto técnico-construtivo é um desdobramento de um bicho banco já realizado pelo grupo Fora, em 2012 em Florianópolis. O bicho-pau está em uma praça no bairro Santa Mônica, onde é utilizado por moradores e passantes. A eficiência no trabalho de marcenaria das peças está assegurada pela experiência do grupo Xilocoletivo, composto por arquitetos marceneiros, que atuam há quatro anos na capital catarinense.
Cigarra & Cia. é o título do catálogo da mostra Bicho-banco. O texto é do crítico e curador independente Fernando Boppré.
Sobre o Fora
A proposta do grupo Fora pode ser melhor conhecida na plataforma digital foragrupo.hotglue.me
Desde 2010, em Florianópolis, realiza estudos e mapeamento de terrenos baldios, acompanhados de ações, intervenções e reflexões. Com uma atuação marcada pelos cruzamentos entre arte, arquitetura, marcenaria e design, o coletivo aposta na apropriação experimental e efêmera de espaços públicos e terrenos vagos, sem cercas ou muros, por meio de dispositivos como mobiliários, canteiros de plantas daninhas, pipas, cartazes, e ainda através da produção de eventos, piqueniques e festivais. Em cada local, os artistas realizam as ações de acordo com as características e o contexto do espaço a ser utilizado. A convivência nos terrenos possibilita o contato e a troca de experiências com a população e conduz a outros processos de interação coletiva.

Ficha técnica
Grupo Fora: Nara Milioli, Gabriel Scapinelli, Camila Argenta e Bruna Maria Maresch
Desenho técnico: Gabriel Scapinelli
Produção gráfica e fotografia: Grupo Fora
Marcenaria: Xilocoletivo
Texto crítico: Fernando Boppré
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

Serviço:
Mostra Bicho banco, do grupo Fora (SC)
Abertura: dia 13 de fevereiro de 2014, às 19h.
Visitação: até 16 de março de 2014, de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: Complexo Cultural Funarte – Marquise
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília DF (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), tel.: (61) 3322-2076/ 3322 2029
[email protected]
Gratuito

Mostra Bicho Banco Convite 2

Leia mais em
foragrupo.hotglue.me
Contatos: Grupo Fora: Bruna Maresch, (48) 9128-9788 (vivo)/9636-9788 ; Camila Argenta, (48) 9142-4203/9904-4203; Gabriel Scapinelli (48) 64-3496; Nara Milioli (48) 3228-1179/9989-2256
Imprensa NProduções Néri Pedroso (jorn.) [email protected] Skype: neripedroso Face: Néri Pedroso (48) 9911-9837/3248-4158

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise.

Realização

BICHO BANCO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.