78 horas de músicas clássicas compostas por mulheres ao longo da história

Publicado em: 29/08/2017 às 12:58
78 horas de músicas clássicas compostas por mulheres ao longo da história

Por Jéssica Chiareli.

Mozart, Beethoven, Chopin, Bach, Tchaikovsky, Vivaldi. Quando pensamos em música clássica muitos nomes vêm à mente. Curiosamente, nenhum deles é de uma mulher. Ao longo da história da música, muitas musicistas foram impedidas de compor ou caíram no anonimato, já que profissionalmente a música não era considerada uma atividade feminina. A playlist “1200 Years of Women Composers: De Hildegard To Higdo”, disponível no Spotify, foi criada para tentar contornar a situação, relembrando as mulheres compositoras da história.

A lista inclui mais de 78 horas de músicas clássicas, dividida em 900 canções, de 116 compositoras. As composições foram produzidas ao longo de 1200 anos, e estão organizadas em ordem cronológica. A playlist parte da era medieval, com a compositora bizantina Kassia, e chega aos tempos modernos, com Misato Mochizuki, Helena Tulve e Lera Auerbach. De acordo com o site “Spotify Classical” — responsável por reunir as músicas e disponibilizá-las — além de se tratar de uma antologia das compositoras, a lista pode ser considerada uma breve história da música clássica ocidental. Afinal, permite observar a sua evolução ao longo do tempo.

Para ouvir a lista é preciso estar com o aplicativo do Spotify instalado e realizar o login. O serviço possui uma opção de assinatura gratuita.

Clique no link para acessar: 78 horas de músicas clássicas compostas por mulheres

Fonte: Revista Bula

Deixe uma resposta