À memória dos trabalhadores

Por Magali Moser.

A passagem de mais um Dia do Trabalhador remete à reflexão sobre a origem da data, vista por muitos como apenas mais um feriado nacional destinado ao descanso e ao lazer. Este ano, por ter sido num domingo, o dia pode ter passado despercebido pela maioria, não fossem as comemorações, como as promovidas pela CUT em São Paulo e pelas prefeituras, assim como a de Blumenau que levou 25 mil pessoas para o Parque Ramiro Ruediger para o que chamou de “Dia de Lazer – Festa do Trabalhador”, com shows e programações festivas. Transformar a data em festa ofusca a história e as lutas que há por trás da instituição do dia Primeiro de Maio e impede a conscientização sobre a capacidade de organização dos trabalhadores.
A chacina ocorrida na cidade americana de Chicago, em 1886, não é lembrada pela mídia e tampouco nas atividades alusivas ao primeiro de maio. Nem mesmo lá, a que se originou a data, há preservação da memória sobre o dia. Como lembra o jornalista uruguaio Eduardo Galeano, notabilizado pelo livro As Veias Abertas da América Latina: “Ao chegar ao bairro de Heymarket, peço aos meus amigos que me mostrem o lugar onde foram enforcados, em 1886, aqueles operários que o mundo inteiro saúda a cada Primeiro de Maio.- Deve ser por aqui – me dizem. Mas ninguém sabe. Não foi erguida nenhuma estátua em memória dos mártires de Chicago nem na cidade de Chicago. Nem estátua, nem monolito, nem placa de bronze, nem nada. O Primeiro de Maio é o único dia verdadeiramente universal da humanidade inteira, o único dia no qual coincidem todas as histórias e todas as geografias, todas as línguas e as religiões e as culturas do mundo; mas nos Estados Unidos o primeiro de maio é um dia como qualquer outro. Nesse dia, as pessoas trabalham normalmente, e ninguém, ou quase ninguém, recorda que os direitos da classe operária não brotaram do vento, ou da mão de Deus.”
A luta por melhores condições de vida que movia trabalhadores submetidos a até 13 horas de trabalho diário por uma jornada de oito horas, na mobilização conhecida como Revolta de Heymarket, foi apagada ao longo dos anos. A resistência que unia aqueles trabalhadores é a mesma que levou 24 mil operários da construção civil a cruzarem os braços, há algumas semanas, na Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial Portuário de Suape, a 10 quilômetros do paraíso turístico de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Os trabalhadores entraram em greve por lutar por melhores condições de trabalho e alojamento. Além de reajuste salarial, brigavam por um aumento no vale-alimentação de R$ 80,00 para R$ 180,00. Como relembra o jornalista Vito Giannotti, Fátima Bernardes, Boris Casoy, Alexandre Garcia e toda a grande mídia protestava: “trabalhadores sem qualificação profissional reivindicam mais de 100% de vale-alimentação. Onde esse País vai parar?!”
Todos os direitos obtidos pelos trabalhadores foram resultado de um processo de lutas e mobilizações. O papel dos trabalhadores na construção do País precisa ser lembrado nas atividades do Primeiro de Maio. Aqueles que dão seu sangue para o País crescer e estão submetidos a salários irrisórios, jornadas exaustivas de trabalho, viagens desgastantes até os locais de trabalho, acordando cedo, dormindo e se alimentando mal, são os que empurram o País para frente. Quem constrói as riquezas são os trabalhadores, embora não usufruam das riquezas produzidas por eles.

Foto histórica de Ricardo Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.