12 de novembro de 2013.

Apenas mais um fórum? O recentemente criado Fórum de Comunicação de Santa Catarina, ainda sem nome definitivo, precisará responder no decorrer dos meses essa pergunta. As entidades representadas no impulso inicial, Sinpdrevs/SC, Sinasefe, Sindasp, Sintrajusc, Seeb Florianópolis, Sintespe, Sintufsc, o Sindicato de Farmacéuticos, Sindes, CUT/SC, MST, a Revista Pobres e Nojentas e a nossa Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC) veiculadora de Desacato.info, assumem uma responsabilidade que há muitos anos está amarrada na impossibilidade de unificar esforços. A articulação que conseguiu dar fim a esta demora histórica é, talvez, o primeiro resultado concreto do 1º Seminário Unificado de Imprensa Sindical, acontecido em julho deste ano.

A tentativa de fomentar a discussão sobre a imprensa sindical e alternativa e/ou independente, e a disputa com a mídia monopólica, precisam de um esforço constante que não poderá limitar-se a enunciados e voluntarismo. O tamanho do desafio é tão grande que só cumprindo tarefas necessárias como informar, educar e formar poderá este fórum colaborar e participar na transformação do atual quadro.

A mídia burguesa transformou a notícia em produto do mercado, tirando dela a função social. A pauta é construída visando lucro e tornou o leitor em consumidor passivo do espetáculo que substituiu a informação, a reflexão e a contextualização dos fatos, com a finalidade de invisibilizar ou distorcer protagonistas e fatos que não respondam às expectativas do capital. Há décadas de atraso se comparamos o que acumularam as elites na espetacularização da comunicação, a banalização da mentira e a alienação da sociedade e, as tentativas frágeis, esparsas e contraditórias em sentido inverso.

Não será suficiente a unidade, precisará de mobilização social dentro e fora das entidades sindicais e as organizações de classe, constância, tolerância e objetivos que deem sentido e alimentem este forum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.