6º Edição do FITA Floripa

Por Sassá Moretti e Zélia Sabino.

Bem-vindos ao mundo mágico do FITA 2012!

Bonecos, sombras, fitas coloridas, máscaras instigantes, caixinhas de lambe-lambe, canos cantantes e mais uma série de objetos ímpares emprestam suas formas e códigos para recontar a vida de maneira lúdica. Espetáculos do Brasil e de outros países – escolhidos minuciosamente – que promovem o mágico e atemporal ritual de alegria coletiva, se posicionam para dar o tom ao 6º Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis – FITAFLORIPA 2012, de 23 a 30 de junho.

Divertir, provocar e fazer sonhar adultos e crianças são os pilares do FITA, evento que se consolida a cada edição na arte do teatro de animação no país. É emocionante perceber o fascínio que toma conta daqueles que se deixam levar pouco a pouco por objetos e bonecos que ganham vida nos palcos e ruas da cidade. Trata-se do teatro do imaginário por excelência: moderno, inventivo, um verdadeiro confronto do tradicional com o que há de mais irreverente na escrita textual e visual.

Pensar um festival significa transportar-se todo tempo a lugares e estéticas diferenciadas. É conquistar o público ao promover diversão, mas também reflexão, por meio de uma forma única de mostrar o cotidiano, desbravar a alma humana com ferramentas cênicas improváveis, surpreender e arrematar. Representar a sátira, o humor e o drama em repertórios alternados, com produções curiosas, repletas de acontecimentos banalmente extraordinários: este é o desafio de todos os atores envolvidos direta e indiretamente neste evento incomum, que busca ampliar o acesso ao teatro de animação. Bem vindos ao 6º FITAFLORIPA!

Confira a programação: http://www.fitafloripa.com.br/index.php/programacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here