60 Pontos de Cultura protestam

Na quarta-feira, dia 24 de outubro, a partir das 11 horas, na Esquina Democrática (Rua Felipe Schmidt com Marechal Deodoro), representantes dos 60 Pontos de Cultura de Santa Catarina, espalhados por várias cidades do Estado estarão realizando um ato de protesto pelo não repasse da 3ª parcela do convênio assinado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de SC – SOL.

O convênio que contemplou essas 60 organizações não-governamentais que promovem cultura nas comunidades dos mais variados matizes (teatro, música, circo, áudio-visual, contação de histórias, etc.) previa o repasse de três parcelas, uma por ano de convênio, sendo uma parte vinda do MinC e outra uma contrapartida do Estado. O Ministério da Cultura depositou na conta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL sua parte em julho e até a presente data o Estado não repassou as entidades.

Os Pontos de Cultura, projeto inovador do MinC que existe em todo país, visa valorizar quem já faz cultura na comunidade. Sem o repasse da verba, os Pontos estão com suas atividades suspensas, o que ocasiona transtornos dos mais diversos, prejudicando todo o trabalho que vinha sendo feito.

Depois de várias tentativas frustradas de parte dos representantes eleitos pelos Pontos de Cultura de audiência com o Secretário para uma explicação pelo não-repasse, os ponteiros resolveram manifestar-se publicamente para que a comunidade saiba o que está ocorrendo.

Precisam de respostas as seguintes perguntas:

  • Porque, estando a verba do MinC há quase quatro meses depositada, ela não é repassada as entidades? 
  • Tendo esse ano sido perdido para as atividades de cultura, o Estado vai propor algo diferente para daqui pra frente?
  • Qual a importância da cultura para o atual governo do Estado de SC? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.