5 heróis cubanos. Lançamento do “Diário do René”, amanhã no Portal Desacato

René González, um dos 5 antiterroristas cubanos condenados nos Estados Unidos por espionagem, coloca à disposição dos leitores e leitoras do Portal Desacato, o seu livro “Diário de René”, publicado em três tomos. Amanhã publicaremos o primeiro volume.

Casado e com duas filhas em Cuba, González foi detido em 1998 nos EUA, junto a Gerardo Hernández, Ramón Labaniño, Fernando González e Antonio Guerrero, quando o FBI desmantelou a rede antiterrorismo “Vespa”, que atuava no sul da Flórida.

Gerardo Hernández, que era o líder do grupo, segundo as autoridades norte-americanas, foi condenado a penas de prisão perpétua, uma delas imposta por envolvimento na queda de dois aviões do grupo anticastrista “Irmãos ao Resgate” de Miami, em 1996. 

René González foi acusado de fornecer informação sobre as atividades dos grupos anticastristas de Miami a Hernández, que, por sua vez, transmitia os dados ao governo da Ilha.

“Os Cinco”, como são conhecidos em Cuba, admitiram que eram agentes do governo cubano, mas que não espionavam Washington e sim “grupos terroristas de exilados que conspiravam” contra o ex-presidente Fidel Castro.

René González foi o primeiro a regressar a Cuba, em 2013, depois de ficar 15 anos na cadeia.  Fernando González deixou a prisão em fevereiro de 2014 depois de cumprir uma pena de 17 anos e 9 meses. Já Gerardo Hernández, Ramón Labadiño e Antonio Guerrero foram libertados no dia 17 de dezembro de 2014 no processo que marcou o início do processo de reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA.

 Com informações de Opera Mundi e Convenção 2009.

 

Para que a memória coletiva prevaleça!

“Quarenta.” Apoie essa ideia!

https://www.catarse.me/quarenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.