5ª Festa da Semente Crioula

Publicado em: 21/03/2011 às 13:42
5ª Festa da Semente Crioula

Pequenos Agricultores e Agricultoras realizam 5ª Festa da Semente Crioula

AGECON para RPCC – Rede Popular Catarinense de Comunicação.

Aconteceu nos dias 19 e 20/03, os festejos pelo 48º aniversário de emancipação política e administrativa de Anchieta (extremo oeste catarinense), em paralelo foi realizada a 5ª Festa das Sementes Crioulas.   Mais de 8000 mil pessoas, segundo organizadores prestigiaram os dois dias de festa.

 

A 5ª Festa das Sementes Crioulas teve vários objetivos, entre eles os organizadores destacam: a exposição e troca de sementes crioulas e mudas nativas, alimentação agroecológica típica, debate e troca de informações sobre cooperação e cuidados com a natureza e a feira de artesanatos.

 

No domingo foi realizada celebração da missa, com o bispo da diocese de Chapecó Dom Manuel, logo em seguida a igreja foi palco do seminário para lançamento da “Campanha Permanente de Combate aos Agrotóxicos e Pela Vida”, conduzida em nível de Brasil, por mais de 60 organizações sociais, entre elas a Via Campesina.

 

Durante o seminário, ocorreu à palestra com Eloisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que abordou as questões técnicas do uso indiscriminado de venenos (agrotóxicos) e na agricultura e os prejuízos para a saúde dos agricultores e dos trabalhadores que estão consumindo alimentos produzidos com estes venenos. Walter Silva da coordenação nacional da Campanha Permanente de Combate aos Agrotóxicos e Pela Vida e do Movimento de Pequenos Agricultores – MPA, fez o lançamento oficial da Campanha no estado de Santa Catarina.

 

Entre outros assuntos destacados pelo pequeno agricultor do MPA, em sua intervenção durante o seminário, é o fato do Brasil, ter um dos piores o título do mundo. “Ser bicampeão no consumo de venenos, as vendas nos anos de 2008 e 2009 somam 13,8 bilhões de dólares. Ao dividirmos a quantidade de venenos usada, pelo número de habitantes de nosso país, vemos que foram usados nestes dois anos em média 5,2 kg. E infelizmente estamos caminhando para sermos tricampeões, já que os números extra-oficiais da ANVISA, já indicam que a venda de 2010 será maior que nos anos anteriores.

 

A 5ª Festa das Sementes Crioulas foi promovida pelo MPA, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Associação dos Plantadores de Milho Crioulo e Derivados e Prefeitura Municipal de Anchieta.

 

Fonte: Agência Contestado de Noticias Populares – AGECON

 

Contatos: [email protected]

 

Visite: www.agecon.org.br

 

Fotos:

João Carlos Rodrigues

João Leandro Pereira da Silveira

Jilson Carlos Souza

 

Veja as fotos no link:

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11063662060312871510&aid=1300650361

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta