4a Mostra de Cinema MTC – Diversidades, amanhã quinta (13)

Olhares para a diversidade

Pelo quinto ano consecutivo, alunos da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho localizada no bairro do Santinho, Florianópolis (SC), produziram filmes de curta-metragem para conhecer, refletir e se expressar sobre o tema “Os jovens e a diversidade”. Os estudantes foram orientados pelos professores Ednéia Patrícia Dias, Eloísio Lopes Felipe, Juliana Evangelista da Silveira e Mariana Dorigatti Woritóvicz, com a coordenação do prof. Luiz de Vasconcellos Ferreira. Ao longo do ano dezesseis equipes de alunos passaram a planejar e produzir cada filme, desde a concepção dos argumentos até a edição final, resultando em intenso aprendizado cujo resultado poderá ser visto nesta quinta-feira, 13 de setembro de 2018 no Auditório da Escola -com entrada gratuita!

Às 20 horas ocorrerá o lançamento dos dezesseis filmes de curta-metragem produzidos pelos alunos da Escola.Quando

13 de setembro de 2018 – quinta-feira.

Horário e Programação

20 horas – Lançamento dos filmes de curta-metragem produzidos pelos alunos da Escola. Aberto ao público.

Onde

Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho
Est. Vereador Onildo Lemos nº 1409
Santinho – Florianópolis.

Contatos

E. B. M. Maria Tomázia Coelho – 3269-1325 (Bárbara)

Núcleo de Cinema MTC – 98451-0756 (Luiz)

Um pouco de cada filme

A flor da pele (3’ 25”)
Uma história sobre empoderar. Entre sprays, looks, batons e muito amor, crianças e adolescentes reforçam a beleza negra, elevando a auto-estima. O filme mostra os bastidores do dia em que os estudantes participaram de rodas de conversa, relataram suas experiências e desfrutaram de uma atenção especial com profissionais da moda, maquiagem e fotografia.

A ovelha (2’ 29”)
Uma ovelha perdida é encontrada na rua por mulheres e um homem forte e destemido vem salvá-las. Seria só mais uma história comum, mas as mulheres decidem mostrar para o que vieram.

Be (bi) you (2’ 35”)
Uma menina que engravida de seu ex-namorado se vê apaixonada por uma outra menina. Pode parecer simples de entender, mas a família e nem o futuro pai conseguem aceitar.

Gordofobia (2’ 05”)
Um dia no parque Gustavo só queria brincar, mas ele é impedido. O motivo? Seu corpo.

Menina também pode (3’ 15”)
Chega um novo jogo na lan house e todas e todos querem jogar. Mas será que podem?

Minha liberdade é poder ser eu (2’ 49”)
Um casal formado por um homem e uma mulher percebe que não está contente em seu relacionamento e marcam de se encontrar para conversar. Essa conversa termina de uma forma inesperada.

O mar e as interferências humanas (2’ 54”)
É um alerta para a diversidade de ameaças provocadas pelos seres humanos nas zonas costeiras.

O mundo (3’ 39”)
O curta-metragem produzido por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental utiliza o stop motion para abordar a diversidade cultural do mundo.

Trabalho de Artes (1’ 26”)
O filme “Trabalho de Artes”documenta o processo de produção de uma instalação artística na escola. Usando a linguagem artística os alunos buscam expressar sua indignação com a sociedade consumista que cada vez mais produz lixo sem se preocupar com as consequências ao meio ambiente.

A natureza ajudando a natureza (46”)

Apenas um dia normal… (56”)

A porta mágica (32”)

Confusão na praia (47”)

Pesca consciente (46”)

Um amor de herói (51”)

Um herói meio atrapalhado (50”)

Um dia na praia ou apenas mais um dia de aula? Utilizando elementos e situações de seu cotidiano, os alunos do sétimo ano desenvolveram filmes de animação com Massa de modelar e sucata. A partir da necessidade de experimentar novas ferramentas que surgem na linguagem contemporânea, e utilizando o aplicativo Stop Motion para celular, buscam explorar novas formas de criação no espaço tridimensional

Sobre o projeto
O Núcleo de Cinema da Escola Municipal Maria Tomázia Coelho iniciou suas atividades em 2013 com o objetivo principal de proporcionar aos alunos a aprendizagem de novos conhecimentos por meio da produção de conteúdos audiovisuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.