25ª edição do Samba de Terreiro Florianópolis acontece nesta segunda (20) na Escadaria do Rosário

 

Integrantes do Samba de Terreiro Florianópolis realizam mais uma edição nesta segunda-feira (20), das 18h às 20h, na Escadaria do Rosário. Com apresentação gratuita, o projeto surgiu através da organização de produtores culturais, músicos e pesquisadores com a proposta de divulgar uma forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Por Linete Martins.

O coordenador, sambista Carlos Raulino, comemora o fato de o projeto chegar a 25 edições, fruto do esforço, disciplina e amor ao samba dos integrantes do projeto. “É uma vitória termos conseguido, por tantas edições e com a dedicação do nosso grupo, realizarmos apresentações de sucesso, sempre conquistando cada vez mais público, que valoriza a nossa cultura. O samba saiu do povo e volta para o povo, com pesquisa e memória desse ritmo apaixonante”.

A estreia do Samba de Terreiro aconteceu em três de janeiro de 2017 e reuniu um público de mais de mil pessoas na Escadaria do Rosário. Desde lá, já foram 24 apresentações, que contagiaram pessoas da cidade e também visitantes de outros estados do país e do exterior. Ao todo, são mais de 40 pessoas na equipe, que se organiza para viabilizar o projeto.

Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook.

As edições do Samba de Terreiro Florianópolis são gratuitas e mantidas, até o momento, com o trabalho voluntário dos integrantes. Somente este ano, houve apoio financeiro e de estrutura da Fundação Franklin Cascaes para a realização de três edições.

SAMBA DE TERREIRO FLORIANÓPOLIS

Local:

Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis (Rua Marechal Guilherme, 60)

Data: 20/05/2019

Horário: das 18h às 20h

Participação aberta ao público

Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/321372655222279/

Foto de capa: Rosane Lima
Foto 2: Luiza Filippo
Foto 3: Luíza Filippo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.