25 de fevereiro de 2014

Publicado em: 25/02/2014 às 12:00

25 de fevereiro de 2014.

À nossa companheira Allisson – in memoriam

Enquanto os impérios norte-americano e europeus continuam dando Golpes de Estado e tentando derrocar ou derrocando governos democraticamente constituídos; enquanto avassalam comunidades, tribos, cidades inteiras e se regozijam com o lucro produzido pela morte e a destruição da natureza, das espécies, humanos incluídos;enquanto o governo do Brasil cede à invasão (e oferece suas forças repressivas) a uma multinacional do esporte que atua com os mesmos delitos e delírios que os impérios; enquanto isso tudo, Allisson Gabrielle Fitipaldi Suárez, nossa companheira fundadora da Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura e do Portal Desacato, nos deixou ensinamentos de inclusão, liberdade, perseverança, ainda nas condições mais cruéis e difíceis: capacidade crítica, observação da realidade e fraternidade para com aqueles ainda mais frágeis.

Allisson tem herdado exemplos indeléveis não só ao nosso Portal, onde com apenas dois dedos ela editava duas vezes por semana, não apenas seus escritos e disciplina acadêmica, mas, também a possibilidade de construir Um Outro Mundo Possível e Urgente, desde as limitações de uma pessoa tetraplégica.

Como estudante, como pesquisadora, como protetora dos excluídos, humanos e animais, demonstrou que é viável mesmo quando o egoísmo, o lucro a qualquer custo, a privatização de tudo, a invasão de direitos e a intolerância, a agonia do senso crítico e a pobreza do pensar intelectual, acadêmico, governamental e jurídico nos desgovernam e arrefecem contra os diferentes, é possível encontrar trilhas por onde se defender de, e ofender o sistema que destrói a sociedade e a Terra.

O benefício reflexivo que nos deixa Allisson é incalculável. É motor e combustível para aqueles que pensamos que o Mundo pode ser diferente, será diferente. Inevitavelmente os produtores da riqueza material e intelectual, os trabalhadores, vencerão.

Allisson Presente para Sempre!

Deixe uma resposta