23/07/12: Café com Conjuntura – a venda das empresas brasileiras – Participe!

Por José Álvaro de Lima Cardoso – DIESSE/SC

Prezados(as) Companheiros(os),

Nos primeiros seis meses deste ano, 167 empresas nacionais foram compradas por multinacionais, recorde de vendas de empresas privadas brasileiras num único semestre, em toda a história do país. Em relação ao semestre anterior, a desnacionalização de empresas aumentou 77%. São dados da última “Pesquisa de Fusões e Aquisições” da consultoria KPMG, e correspondem às operações “cross border 1” (cb1) – descritas sucintamente como “empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil”.
As multinacinais que adquiriram as empresas brasileiras tem sede, principalmente, nos EUA, França, Inglaterra e Alemanha. As empresas de capital nacional que foram vendidas pertencem à setores estratégicos da economia brasileira.O fenômeno de desnacionalização de empresas brasileiras não é novo, o que espanta é a velocidade do processo.
No intuito de discutirmos a referida pesquisa e as consequências deste processo para o país, estamos convocando os companheiros para um “Café com Conjuntura”, na próxima segunda-feira (23/07)no auditório do terceiro andar da Federação dos Trabalhadores no Comércio de SC (FECESC) entre 8h e 10h. A ideia é de um evento rápido, para debate acerca dos principais resultados da pesquisa e eventuais desdobramentos.
A programação é seguinte:

8h Será servido um café com algum acompanhamento;
8:30 Exposição da pesquisa e debate
10h Encerramento

Até sexta-feira, 20/07, o pessoal deve se inscrever conosco por e-mail ou telefone. A INSCRIÇÃO É FUNDAMENTAL PARA SABERMOS A QUANTIDADE DE INGREDIENTES QUE IREMOS PRECISAR PARA O CAFÉ.

Atenciosamente,

José Álvaro de Lima Cardoso (Supervisor técnico do Escritório Regional do DIEESE em SC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.