CIB/SC promove a formação de professores de italiano do sul do país

Foto: Lara Decker

Aconteceu ontem (21/10) no Museu da Escola Catarinense (MESC) o evento Almaday, para a formação de professores de Italiano de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pelo Círculo Ítalo Brasileiro (CIB/SC), a Editora Alma e o Edulingua (Laboratório de Língua e Cultura Italiana), escola em San Severino Marche, Itália, especializada em cursos de italiano para estrangeiros.

O evento faz parte da Settimana della Lingua Italiana nel Mondo que teve início no dia 16/10 e vai até sábado, dia 26/10, com a comemoração do aniversário de 34 anos do CIB. O encerramento da Settimana será no restaurante Maremonti, com a formatura de alunos que concluíram o curso em 2018-2 e 2019-1.

Mais de 50 professores dos três estados participaram do Almaday, que teve início as 9h até às 17h30. Na programação palestras de Michele Magnatti e Giacomo Pierini sobre “Idiomas e cultura italiana como possíveis desafios”, o “Gerenciamento de sala de aula: uma arte esquecida” e o “Italiano no palco: ensinando italiano através de técnicas teatrais”.

Michele Magnatti

Professor formado em Filologia Moderna pela Universidade de Macerata e tem certificação de didática da língua italiana para estrangeiros CEDILS. Ele foi leitor (professor pago pelo governo italiano para atuar em universidades) na Universidade Palacky de Olomouc na República Checa. Atualmente faz pós-graduação de II nível em “Projetação avançada para o ensino da língua e da cultura italiana para estrangeiros” da Universidade Ca’ Foscari de Veneza. As suas pesquisas atuais têm como vertente as relações entre a literatura italiana e as artes gráficas, além do ensino da língua italiana por meio de percursos culturais específicos. Fruto destas pesquisas é o livro publicado pela editora OL3, “Caravaggio: l’ombra e la luce”.

Giacomo Pierini

É diretor de marketting da Editora Alma desde 2010. Já trabalhou em multinacionais do setor editorial da Itália, como Mondadori e Rizzoli, e da Espanha, como Mc Graw Hill e Santillana, nas áreas de marketing, comercial e editorial. Pierini tem PhD em História Contemporânea e Master em Marketing Digital.

Serviço

O que: Settimana della Lingua Italiana nel Mondo – ALMADAY

Onde: MESC – Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis

Mais informações: CIB/SC – 3223-2352

Para que a memória coletiva prevaleça!

“Quarenta.” Apoie essa ideia!

https://www.catarse.me/quarenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.