Cinema com todas as cores: encontro inédito irá refletir a produção audiovisual LGBTI+ no Brasil

Resistir é um verbo atemporal para a comunidade LGBTI+. Ao longo de décadas, inúmeras insurgências foram notabilizadas, trazendo reivindicações de cidadania, direitos e combate ao preconceito. Entre as mais importantes está o levante do bar Stonewall Inn, ocorrida em Nova York (EUA), no dia 28 de junho de 1969, quando um grupo de LGBTs resistiu e enfrentou a truculência policial, num ato de coragem e que marcaria para sempre o ativismo LGBTI+. Não à toa, é nesta data que se comemora o “Dia do Orgulho LGBTI+” em todo o planeta.

Neste domingo, 28 de junho, a comunidade LGBTI+ reúne-se novamente para celebrar suas conquistas e dialogar sobre pautas pertinentes ao movimento. Entre as ações mais oportunas está o Encontro Nacional de Festivais de Cinema LGBTI+, que será transmitido ao vivo pelo Youtube, a partir das 15h. A reunião é uma iniciativa da Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, em confluência com outros festivais e mostras do gênero de todo o país.

“Este movimento possibilitará o estreitamento dos laços entre produtores que encabeçam os festivais e mostras no país, além de ser importante para estreitar nossas forças frente às demandas históricas do setor audiovisual nacional e pela luta de políticas públicas mais eficientes, tanto para a produção de filmes, mas também para difusão desses trabalhos, e que auxiliem na manutenção destes eventos, alcançando público e formando plateia”, afirma Thomas Dadam, diretor da Transforma.

Participarão do encontro, além da Transforma, a For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero (Fortaleza/CE), Curta O Gênero (Fortaleza/CE), Sertão e Diversidade – Festival Internacional de Curtas (Quixadá/CE), Recifest – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero (Recife/PE), ModiveSe – Mostra da Diversidade Sexual de Campinas (Campinas/SP), FICLGBTI – Festival Internacional de Cinema LGBTI (Brasília/DF) e MADRE – Mostra de Artes da Diversidade e Resistência (São José do Rio Preto/SP). 

Para ter acesso ao evento, basta clicar neste link: (https://bit.ly/youtube-transforma) ou acompanhar as redes sociais da Transforma, no Instagram (@transformafest) e Facebook (@transformafest).

Pautas em destaque:

– Realização de Festivais e Mostras de Cinema LGBTI+ no Brasil, desafios e potencializações;

– Como as políticas públicas dialogam com Festivais e Mostras de Cinema LGBTI+ no Brasil;

– Como a formação de plateia acerca das discussões de gênero e sexualidade através do cinema LGBTI+ favorecem para a transformação de uma sociedade LGBTIfóbica;

– Quais as potencialidades de um Encontro Nacional de Festivais e Mostras de Cinema LGBTI+;

– Qual a importância de uma rede nacional de Festivais e Mostras de Cinema LGBTI+;

– Existe a necessidade da construção de um Fórum Setorial Nacional de Festivais e Mostras de Cinema LGBTI+;

– O COVID-19 trouxe novas demandas e desafios para produção e difusão de cinema no Brasil?

– Quais caminhos seguiremos após a Pandemia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.