O 9º Café AntiColonial terá homenagem a Frank Maia. Programe-se!

Em 2020, o Portal Desacato chega ao seu 13º ano de existência. E temos muitos motivos para comemorar. Seja pelos novos projetos que serão lançados este ano ou pela simples união de pessoas com um ideal em comum; seja na frente ou atrás das câmeras e do teclado. Por isso, o JTT Cultura e o Portal Desacato convidam você a participar do 9º Café Anticolonial em Florianópolis, a ser realizado, pela primeira vez, no Instituto Arco-Íris, dia 20 de março, às 19 horas.

Desde 2011, o Café AntiColonial é uma marca distintiva da Cooperativa Comunicacional Sul. O evento do presente ano estará dedicado à obra do artista, Frank Maia, chargista de marcante trajetória, reconhecido pela Classe Trabalhadora e os movimentos Sociais por sua contribuição, através da arte e o humor, à reflexão cotidiana e à compreensão crítica do acontecer político local e nacional.

Frank Maia iniciou seu interesse pelos desenhos em 1986, quando ingressou no curso de jornalismo na UFSC. E não parou mais de criar charges, ilustrações e campanhas para entidades representativas de trabalhadores. Por duas décadas, foi o principal cartunista do jornal A Notícia, de Joinville. Também teve seu trabalho destacado no Charge OnLine, canal de referência para cartunistas de todo o país, e Notícias do Dia, em Florianópolis. Atualmente seu trabalho é publicado em Desacato.info e no Lagartixa Diária.

O EVENTO

O Café AntiColonial é um evento de caráter multicultural que reúne distintas formas de expressão (música, teatro, contação de histórias, fotografia, poesia e vídeos, etc.), além do que é tradicional no serviço de um Café “colonial”. Tendo muito sucesso em todas as versões, filmadas e transmitidas ao vivo no Portal Desacato e Redes, o café acontece anualmente.

Em 2020 a proposta é focar na importância e a contribuição da charge, como instrumento de informação, conhecimento e lazer da população, em favor de uma maior compreensão das decisões políticas que incidem na vida de todes. Por isso apresentaremos a roda de conversa: “Os Guerrilheiros do Traço”, com o próprio Frank e o cartunista, Daniel Lafayette.

Esta edição será abrilhantada pelo lançamento do livro do multiartista paulista Guigo Ribeiro: “O Dia e o Dia Que o Mundo Acabou” e a exposição fotográfica “Luzes de Oriente”,  de Elenira Vilela. A poesia cordel dos jornalistas do Portal Desacato estará novamente presente.

A finalidade principal de cada Café AntiColonial é encontrar nossas amigas e amigos leitores, nossos colaboradores e apoiadores, além do cotidiano virtual e abraçar eles e elas.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Daniel Lafayette, cartunista que assina Lafa, é um dos principais representantes da geração de guerrilheiros do traço que expõe de forma crua e cruel, mas sem perder o humor.

Guigo Ribeiro é ator, músico e escritor, escreve semanalmente para o portal Desacato, na coluna coletiva “A Outra Reflexão” e tem seu primeiro livro publicado: “O Dia e o Dia Que o Mundo Acabou”.

É nas lutas que conhecemos quem são nossos aliados e não há possibilidade de vitória sem união. Contamos com seu apoio e sua participação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.