Eleições na Bolívia: inéditas medidas de segurança

A presidenta do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), María Eugenia Choque, inaugurou hoje as eleições gerais da Bolívia com inéditas medidas de segurança, em um ato que aconteceu no prédio do órgão eleitoral com a presença do vice-presidente Álvaro García Linera.

Bolivia Decide / ABI – Cambio Digital

Tradução para Desacato.info: Raul Fitipaldi

“Este dia é importante para a democracia boliviana, hoje concorremos novamente para eleger as máximas autoridades que governarão no país nos seguintes cinco anos” salientou a autoridade eleitoral, María Eugenia Choque.

O ato inaugural contou com a presença de autoridades do Estado, alto mando militar e policial, e também de representantes diplomáticos acreditados no país.

Mais de 7,3 milhões de cidadãos e cidadãs estão habilitados para participar na jornada de votação na qual se escolherá o presidente o vice e os legisladores.

O órgão eleitoral empregará os sistemas de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP)  e de contagem oficial no processo de escrutínio dos votos de forma pública e com o acompanhamento da empresa que realizará a auditoria correspondente de seguimento e controle.

“As eleições gerais que encaramos se desenvolvem num cenário com elementos novos que nos permitem garantir a transparência”, assegurou Choque.

Ela sustentou que tanto o TREP como a auditoria correspondente, entre outros elementos, constroem uma democracia cada vez mais forte e participativa.

“A cidadania pode estar tranquila porque tem se assumido as medidas necessárias para resguardar seu voto”, afirmou.

A eleição conta com a presença de observadores da OEA, União Europeia, União Interamericana de Organismos Eleitorais e missões diplomáticas, dentre outros.

Choque exortou à população para assistir de forma maciça às urnas no marco de uma jornada de alegria e reflexão.

“Celebraremos no Estado Plurinacional a democracia intercultural, uma democracia que leva consigo à democracia participativa, representativa e comunitária”, destacou.

Clm/ ABI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.