1ª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis

Por   Felipe Albertoni.

 Dia 22 de setembro, entre 10h e 18h, no campus da UFSC.
Organizações se unem em torno da 1ª Circunferência de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis.

Florianópolis será palco, no dia 22 de setembro, de um evento diferente. Um evento que vai misturar lazer com seriedade. Descontração com informação. Um evento que pretende ser o ponto de partida para tornar Florianópolis uma cidade mais inteligente, integrada e acessível para todos. É a 1ª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, encontro que será realizado entre as 10h e 18h no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A data do evento não poderia ser mais oportuna: 22 de setembro também é conhecido como o Dia Mundial Sem Carro, movimento criado na Europa durante a década de 90 do século passado e que se espalhou pelo mundo como um dia para as pessoas refletirem sobre seus hábitos, evitando o uso do veículo individual motorizado. A 1ª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis é uma iniciativa da organização RITMOS DAS CIDADES – Rede pró Infraestrutura, Trânsito, MObilidade e Segurança -, conglomerado de entidades do qual faz parte o MObfloripa, em parceria com organizações como a Floripa Quer Mais, o Moto Repórter e O GEMURB – UFSC, Grupo de Estudos para a Mobilidade e Sustentabilidade Urbana da Grande Florianópolis.

Atrações interativas

A criativa estrutura que será montada no campus da UFSC será formada por 12 circunferências, cada uma abrigando diferentes atividades. Os visitantes poderão conhecer projetos de tecnologia relacionados ao trânsito, observar exposições, participar de debates com especialistas e praticar direção defensiva em equipamentos de simulação que imitam situações de risco para carros, motos e bicicletas, entre outras atrações.

Em uma das circunferências, batizada de Palanquinho, a entidade Floripa Quer Mais entrevistará os participantes do evento que desejarem compartilhar experiências, reclamações e sugestões que possam melhorar a mobilidade urbana da cidade. Estes depoimentos dos moradores de Florianópolis resultarão em um documentário que será veiculado após o evento, com a visão dos cidadãos comuns sobre o que está errado e o que pode ser feito para amenizar o caos urbano na capital catarinense.

Confira a programação completa do evento:
www.ritmosdascidades.com.br

Integração + Comunicação = Solução

– Florianópolis tem grandes problemas de trânsito que todos conhecem, mas que ninguém consegue contornar. A cidade está pedindo um pacto que resulte em soluções apoiadas pela maioria das instituições, com ações em bloco – explica Claudia de Siervi, fundadora do MObfloripa e idealizadora da 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis.

Segundo Claudia, a experiência que adquiriu tratando do assunto mobilidade urbana durante anos a fez perceber que a falta de integração é o principal empecilho para que as ideias saiam do papel e virem projetos reais de solução urbana:

– Não há comunicação eficaz e as instituições batem de frente umas com as outras. Nesse sentido, o evento na UFSC será um microcosmo interativo do que queremos para a cidade.

Maratona Intermodal

Tratando-se do Dia Mundial Sem Carro, os moradores da Grande Florianópolis serão desafiados a percorrer o trajeto da sua casa até a UFSC no dia 22 de setembro de forma sustentável, utilizando ao menos três diferentes meios de transporte: é a Maratona Intermodal. Aqueles que utilizarem o maior número de modalidades sustentáveis e forem criativos em suas opções serão premiados pela organização ao final do evento. É necessário documentar o trajeto percorrido com fotos ou vídeo para participar. A ideia é mostrar que é possível mudar os hábitos em prol da mobilidade sustentável.

1º Domingo Livre (de carros) de Florianópolis – 23 de setembro

No dia seguinte ao evento na UFSC, será realizado o 1º Domingo Livre (de carros) de Florianópolis. O trecho da Avenida Beiramar compreendido entre o bar Koxixos e a Avenida Mauro Ramos será fechado para o trânsito de veículos e o espaço será liberado para atividades de lazer, a exemplo do que acontece em ruas importantes no Rio de Janeiro e São Paulo, aos domingos. Segundo os organizadores do evento, “estamos convidando as pessoas para caminhar, fazer um picnic, dançar, andar de skate ou fazer qualquer atividade física nos espaços públicos que estão sempre lá e que, normalmente, são reservados exclusivamente para o uso de veículos pesados”.

O 1º Domingo Livre (de carros) de Florianópolis é fruto de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e das organizações que compõem a Rede RITMOS.

SERVIÇO:

Quando: Sábado, 22 de setembro, das 10h às 18h
Onde: UFSC – Trindade [Praça da Cidadania]
O que: 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis + Maratona Intermodal

Quando: Domingo, 23 de setembro
Onde: Avenida Beiramar [no trecho entre o bar Koxixos e a
Avenida Mauro Ramos]
O que: Domingo Livre ( de carros )

Informações:
www.ritmosdascidades.com.br
www.facebook.com/ritmosdascidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.