Mais de 4.300 guerrilheiros das FARC já se encontram em zonas de desmobilização, diz governo da Colômbia

Redação de Opera Mundi, com agência EFE.

‘Não está sendo fácil, mas está indo bem’, diz alto comissário para a paz sobre processo de transferência de guerrilheiros a 26 localidades; congresso de constituição ds FARC como partido político ocorrerá em maio

O alto comissário para a paz do governo da Colômbia, Sergio Jaramillo, afirmou nesta terça-feira (31/01) que 4.329 membros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) já se encontram nas zonas de desmobilização para o desarmamento da guerrilha.

Jaramillo acrescentou que está previsto que até esta quarta-feira (01/02) cheguem outros dois mil guerrilheiros, somando mais de 6.300 soldados nas zonas estabelecidas para completar o desarmamento previsto no acordo de paz assinado entre FARC e governo no dia 24 de novembro.

“Não está sendo fácil, mas está indo bem”, disse o representante do governo de Juan Manuel Santos sobre a transferência das tropas guerrilheiras para 26 localidades em 14 departamentos (Estados) colombianos, que inicialmente estava prevista para terminar nesta terça-feira. Nestes locais, os combatentes entregarão suas armas e prepararão sua reintegração à vida civil.

Jaramillo afirmou que as dificuldades de acesso a algumas localidades e a dimensão dos procedimentos de transporte de homens, mulheres, armamento e material da guerrilha provocaram alguns atrasos.

“O importante é que as FARC estão entrando nos locais idealizados para sua concentração pelos próximos meses e que o processo pacificador avança”, disse o alto comissário.

Agência Efe.

Guerrilheiros das FARC chegam a zona de desmobilização nas montanhas de Cauca, no departamento de Robles

Membro das FARC critica ‘uso político’ de entrega de adolescentes pela guerrilha

Com a saída de adolescentes das FARC, iniciada na quinta-feira (26/01), Pastor Alape, membro do secretariado do grupo, disse que a guerrilha espera que o governo cumpra com a promessa de monitorar os menores de idade e criticou a “utilização política” da questão. “Uma série de líderes políticos tem se aproveitado disso no marco da conjuntura eleitoral”, afirmou.

Em entrevista ao canal Telesur nesta segunda-feira (30/01), Alape, um dos integrantes da delegação de negociação das FARC, afirmou que “o problema dos menores deve servir para dar visibilidade à realidade das crianças na Colômbia”.

O tema foi o último dos pontos de tensão entre o governo colombiano e as FARC após a assinatura do acordo de paz. Sergio Jaramillo disse na quinta-feira (26/01) que o governo espera que as FARC cumpram o compromisso de libertar os menores de idade que fazem parte do grupo e que não saíram “porque as FARC não quiseram”. Doze adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foram entregues pelas FARC até o momento.

O procurador-geral da Colômbia, Fernando Carrillo Flórez, também criticou as FARC, afirmando que o grupo não cumpriu com o que foi estabelecido no acordo de paz assinado com o governo colombiano, e fez um apelo para que as FARC entregassem as crianças menores de 15 anos, o que considera uma medida “estritamente humanitária” e importante para alcançar “uma paz estável e duradoura”.

No dia 15 de maio de 2016, as equipes de negociação do governo e das Farc firmaram um acordo para retirar todos os menores da guerrilha e facilitar a reintegração à vida civil, o que foi confirmado no pacto de paz assinado em 24 de novembro, em Bogotá.

No dia 10 de setembro, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) recebeu as primeiras oito crianças e adolescentes. Na sequência, o órgão realizou uma avaliação preliminar do estado de saúde física e mental dos jovens, verificou identidades e os entregou a uma equipe de recepção formada por representantes do Unicef.

BOG101. CAUCA (COLOMBIA), 31/01/2017.- Guerrilleros de las FARC descansan hoy, martes 31 de enero de 2017, durante la caminata final hacia una de las zonas veredales en las montañas del Cauca, cerca del sector de Robles (Colombia). Jorge Torres Victoria, "Pablo Catatumbo", miembro del secretariado de las FARC, destacó el incumplimiento de parte del Gobierno, la falta de presencia del mismo en la zona y evidenció como esta es un lote casi baldío sin las mínimas normas sanitarias ni estructuras habitacionales o de otro tipo, resultando impropio para lo pactado y el bienestar de sus tropas. Igualmente insistió en la urgencia de presencia de delegados del gobierno para tomar decisiones al respecto. EFE/Christian Escobar Mora
Foto: Christian Escobar Mora. Agência EFE

Guerrilheiros das FARC chegam a zona de desmobilização nas montanhas de Cauca, no departamento de Robles

Apesar de não existir uma estimativa oficial de quantos menores de idade estão ligados às FARC como guerrilheiros, em maio do ano passado, o chefe de negociação do grupo, Ivan Márquez, afirmou que eram 21 crianças com menos de 15 anos. O governo da Colômbia, porém, elevou o número para 170.

Constituição de partido político

A constituição do grupo guerrilheiro como partido político terá início em maio, como previsto pelo acordo de paz assinado em novembro, em Bogotá. Segundo o acordo, as Farc devem deixar as armas, romper seus laços com o tráfico de drogas, se submeter aos tribunais e reparar as vítimas, antes de serem autorizadas a ocupar cadeiras no Congresso e formar um partido com os seus 7.000 combatentes.

Alape explicou que o novo partido terá “alinhamentos revolucionários”, e divulgou que em maio ocorrerá o primeiro congresso de constituição do partido político das FARC. “Aqui não propomos o socialismo ou o comunismo, propomos implementar os acordos de paz e um governo conciliador”, declarou. Ele ainda ressaltou a importância de “desmontar as causas que originaram o conflito” e realizar “transformações que levem à democracia”.

“O compromisso das FARC é cumprir e acompanhar o país, que tem tido uma suprema esperança pela paz, e dar essa possibilidade para que juntos comecemos a construir um novo país”, disse Alape.

Fotos: Agência EFE.

Fonte: Opera Mundi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.