Manifesto Favela 3D

Favela. Fruto da força criativa de uma população predominantemente negra e nordestina que recebe muito bem o mundo inteiro. Sem caôzada, Sem cutcharra!

Ação de afirmação e re-invenção do território. Centro de produção cultural notório. Jongo, Samba, Rock, Funk, Arquitetura e Gambiarra.

Disposição. Pra bater laje, dirigir seu próprio negócio e realizar seus sonhos. No sobe e desce da ladeira, cruzando as vielas com passos firmes. Papo retão!

Diversidade. Porque aqui é lugar de mano, mina e mona. Somos mais de 2 milhões de vidas, histórias, sonhos e realizações. Só se misturando para ver qual é.

Direitos. Como qualquer pessoa de qualquer lugar. Universais. Que se mantém constantes, sem dividir, só multiplicar.

Falamos da favela como local de potência a partir dos 3Ds – Disposição, Diversidade e Direitos. Local de múltiplas histórias e possibilidades. Lar dos mais variados sujeitos criativos e inventivos.

Cada vez mais é necessário ampliar a visão e a profundidade do olhar. Aumentar a mobilidade. Circular. Reduzir as distâncias. Produzir encontros. Aproximar. Conviver. Superar barreiras. Atravessar paredes, muros e fronteiras. Vivenciar de maneira plena a cidade e todos nossos direitos.

Dar o nosso jeito. Avançar. Vencer. Ser feliz onde nascemos.

Favela 3D – Muito além do que se vê!

fav 2

Favela 3D: Jovens disputam imaginário popular

Campanha destaca a imagem da favela para “muito além do que se vê”

Rio de Janeiro – Já pesquisou a palavra “favela” no banco de imagens do Google? Logo na primeira página do site de busca, a tela do computador é ocupada por fotos e cenas de violência, pobreza, tráfico de drogas entre outras. A favela é apresentada majoritariamente, para moradores ou não, como um lugar de carência, um território essencialmente violento e perigoso. Para muitos, o Google sabe e mostra tudo. Será?

Idealizada pelos jovens da Escola Popular de Comunicação Crítica, projeto do Observatório de Favelas, a campanha Favela 3D pretende disputar o imaginário popular mostrando a favela como local de potência e favelados e faveladas como protagonistas da cidade, ampliando a perspectiva da favela, revelando a realidade para “muito além do que se vê”.

A partir dos três D’s (Disposição, Diversidade e Direitos), a campanha começa com uma ação de disposição, realizando intervenções artísticas com stencil – técnica ligada ao grafiti para aplicações rápidas de imagem –  nos muros da cidade. Destacando a diversidade, no dia 19, em plena Maré, acontece um Flash Mob misturando dançarinos de passinho e instrumentistas da Orquestra Maré do Amanhã (o vídeo ao vivo no facebook já está com mais de 25 mil visualizações) . Fechando as ações, serão instaladas faixas nas passarelas da Avenida Brasil com frases retiradas da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na sexta (20), começa a segunda etapa da campanha: a Conferência 3D. Nos dias 20,21 e 22 acontece a Ocupação 10 anos da Cia Marginal com exibição de peças teatrais da Cia seguida de bate-papo com os atores. Na quarta-feira (25), o Papo 3D levará ao público experiências positivas de pessoas que atuam dentro das favelas do Rio, além da exibição do documentário “Quem são os markers da favela?”. A festa de encerramento das ações e formatura dos alunos será no dia 28 de maio.

Todas as atividades são abertas e gratuitas.

Serviço:

Conferência 3D – Evento no facebook (http://migre.me/tTo4x)

20/05,21/05 e 22/05 (sexta, sábado e domingo) – Ocupação 10 anos da Cia Marginal
20/05 – 19h – Vai

20h – Qual é a nossa cara

21/05 – 19h – Ô Lili

22/05 – 19h – Eles não usam tênis Naique + bate-papo com os atores
Local: Centro de Artes da Maré – Rua Bitencourt Sampaio, 181, Maré

25/05 (quarta-feira) – Papo 3D +  exibição dos filmes “Quem são os makers da favela?” + as exposições fotográficas Corprojeção, Amarévê

Horário: 18h

Local: Galpão Bela Maré – Rua Bitencourt Sampaio, 169, Maré

28/05 (sábado) – Festa de encerramento

Horário: 19h

Local: Galpão Bela Maré – Rua Bitencourt Sampaio, 169, Maré.

Contatos
Camille Rodrigues – Tel: 992664155

Priscila Rodrigues – Tel: 983722299

Nayana Alcantara – Tel: 982206444

E-mail: [email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.