9° Múltipla Dança movimenta Florianópolis, amplia compromissos e conexões com a cidade

Por Néri Pedroso.

Fotos: Cauan Feversani – Nazita Rezai e Pedro Alípio.

Caixa e a Funarte (Fundação Nacional de Arte) do Ministério da Cultura mais uma vez avalizam o Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, cuja nona edição ocorrerá entre 24 e 29 de maio, em Florianópolis. A programação está disponível em www.multipladanca.art.br e facebook.com/festivalmultipladanca. A agenda deste ano resultou numa abordagem mais política, o que se deve às turbulências mundiais que contaminam o campo da arte. O evento amplia suas intervenções na cidade, propõe dança a céu aberto em seis lugares públicos: rua, escadaria, parque e até na praia do Campeche. Fora isso, a presença de Olga Gutiérrez que vem do México para fazer o laboratório Movimento Público e apresentar encerrar o festival no dia 29, às 19h, na Sala Espaço 2 do Centro de Artes da Udesc, o espetáculo “Nosotros Estamos Aqui”. O resultado de Movimento Público, metodologia criada e desenvolvida pela performer mexicana que combina estratégias e ferramentas da dança contemporânea para espaços públicos, a improvisação, a performance, a intervenção e arte urbana ocorrerá o largo da Alfândega no dia 28, ao meio-dia.

Produzir visibilidades, conhecimento e prestar serviço ao pluralismo da dança são objetivos do 9° Múltipla Dança. Aberto ao público, com todas as atividades gratuitas, a realização da instituição cultural Arte Movimenta ocupará 13 lugares da cidade com espetáculos, oficinas, intervenções urbanas, mostra de vídeo, exibição de documentário, diálogos, lançamento de livro e uma homenagem. Coordenada por Marta Cesar e Jussara Xavier, a iniciativa conquistou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

Coerente com a própria idealização, a de tonificar encontros, intercâmbio e conhecimento em torno da dança, a nona edição assegura a multiplicidade de falas e proposições com a representação de dois Estados, Santa Catarina e Minas Gerais, e três países – Brasil, México e Espanha.  O evento também intensifica um dos aspectos de sua filosofia, que é intervir no contexto urbano, mexendo com o corre-corre da cidade. A programação prevê cinco intervenções urbanas: Parquear e Parquear Bando, duas ações do Dança Multiplex (MG), no Parque de Coqueiros; Longfade, do espanhol Elías Aguirre, na escadaria do Teatro Álvaro de Carvalho; Movimento Público, da mexicana Olga Gutiérrez, no largo da Alfândega e Dança Coral, com Diana Gilardenghi e Sandra Meyer, na avenida Beira-mar Norte, em frente ao bar Koxixo’s. O espetáculo Abadom, da Atitude Cia. de Dança de Garopaba, será apresentado na praia do Campeche.

Neris 1 a

Atração de abertura

Em consonância com os pressupostos da contemporaneidade, o festival se insere na cidade com espetáculos que podem ser vistos a céu aberto, no fluxo das ruas, de parque e avenidas, uma conexão que permeia o pensamento, o corpo e a trajetória de Elías Aguirre, bailarino e coreógrafo espanhol convidado para a abertura no dia 24 de maio, às 19h30, no Teatro Álvaro de Carvalho. No projeto TAC 7:30, da Fundação Catarinense de Cultura. Ele apresentará Flightless que já percorreu o mundo e cristaliza um imaginário sutil, carregado de matizes e reinvenções expressivas que se dão por diferentes vias, a corporal, a gestual, a plástica.  Trata-se, segundo a crítica, de uma peça do absurdo na qual gestualidade e dança confluem num personagem construído a partir do conceito flightless bird), um pássaro não voador. Premiado na Espanha e na Europa, Aguirre adota o espaço urbano como ponto de partida para a criação de boa parte de suas coreografias que misturam técnicas de diferentes danças. Também artista visual, sua formação inclui fotografia, design, vídeo, clown e butô.

A vinda de Aguirre para Florianópolis será potencializada. Além de ser o convidado da abertura, ele fará uma oficina e uma intervenção urbana. A oficina Dança Contemporânea será no dia 25 de maio, das 10h às 13h, na Sala Espaço 1 Ceart/Udesc, quando ele proporá um trabalho criativo e orgânico inspirado em elementos da natureza, incluindo movimentos de insetos. Longfade, uma peça que reflete à luz do filósofo Spinoza, está prevista para 26 de maio, às 20h, na escadaria do Teatro Álvaro de Carvalho. No trabalho, um corpo em conflito interno, um envenenamento, uma situação que altera o corpo, sua essência e aparência. No dia 27, na Fundação Badesc, às 19h, exibe o projeto Imbermoves, um conjunto de autorretratos em que alia fotografia e vídeodança em diferentes cenários, localizados em países como Espanha, Itália, França, Senegal, Filipinas, China, Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Vietnã, Guiné Equatorial, etc.

Em sintonia com o desejo de conexões com a dança latino-americana, o festival traz Olga Gutiérrez, criadora, investigadora e performer que vem do México para mostrar como a sua pesquisa corporal conecta linguagens, como dança, teatro, arte-ação e arte sonora. Conhecida internacionalmente, ela já se apresentou em festivais no México, França, Praga, Uruguai, Colômbia, Argentina e Espanha. Atualmente é criadora e diretora do projeto de arte e espaço público “programa comunitário Mura”, com duração de três anos para o Museu de Arte Contemporânea (Mura) na cidade de Guadalajara (México).  Desde 2012, desenvolve projeto de investigação e criação de intervenções em espaços públicos do qual resultou, entre outros desdobramentos, o Movimento Público, uma intervenção urbana e oficina que serão desenvolvidas no Múltipla Dança. Olga encerra o festival no dia 29 de maio, às 19h, na Sala Espaço 2, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, como o espetáculo Nosotros Estamos Aqui. Trata-se de uma dança que resiste a ser dançada, uma luta sem fim, um jogo de faixas de protesto contra o discurso modernista mexicano instaurado com o sistema democrático. “É uma peça que pode bem ser uma dança punk, uma greve de teatro físico ou uma manifestação visual de artistas mexicanos frente a situação social, política e econômica que atravessam o país”, informa ela.

O bailarino, coreógrafo e investigador de culturas Rui Moreira é outro convidado destacado. Nascido em São Paulo (SP), radicado em Belo Horizonte (MG), dedica-se a pesquisas sobre cultura popular brasileira, articulador no processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA), ocupa destacado papel no mapa da dança do país. Desde 1984, sua carreira está marcada por sua participação no Grupo Corpo (MG) e nas companhias Cisne Negro (SP), Balé da Cidade de São Paulo, Cie. Azanie (França/Lyon), Cia. Será Quê? (MG) e atualmente Rui Moreira Cia. de Danças (MG). Na Ilha, ele apresentará o espetáculo Co Ês (Com Eles), no dia 26 de maio, às 21h, no Teatro Álvaro de Carvalho. Além disso, dá a oficina Danças Negras Contemporâneas e participará do Diálogo Política Nacional das Artes. Sua formação artística mescla danças acadêmicas (clássica e moderna), com vivências em manifestações populares patrimoniais.

Neris 2 a

Estreias

Dos seis espetáculos da programação, três são estreias de trabalhos de Santa Catarina. O projeto Corpo, Tempo e Movimento reúne Sandra Meyer e Diana Gilardenghi e prevê seis ações de dança, das quais as duas primeiras estão no Múltipla Dança. Nascidas em 1957, as intérpretes e pesquisadoras entrelaçam trajetória pessoal, contexto social e história da dança em composições que emergem de cada encontro entre elas e resultam em gestos e falas mescladas de vozes em temporalidades distintas. A primeira ação Narrativas em Dois Corpos será no dia 25 de maio, às 21h, no Teatro da Ubro. A segunda, Dança Coral, no dia 28 de maio, às 15h, na av. Beira-mar Norte, em frente ao bar Koxixo’s.

Outra estreia é Rec(L)usadx, o novo trabalho de Elke Siedler, diretora e dançarina da Siedler Cia. de Dança. Ela propõe uma dança on-off-line, em processo contínuo de criação. Dança materializada e apresentada em distintas mídias, ela discute a fragilidade, o súbito, a precariedade e os constantes reinícios das relações afetivas contemporâneas. A cor vermelha segue como uma marca de suas criações.

Nersi 4 a

MÚLTIPLA DANÇA EM NÚMEROS

Dois Estados: Santa Catarina e Minas Gerais

Três países: Brasil, Espanha e México

Dezessete convidados: Alejandro Ahmed, Anderson do Carmo, Atitude Cia. de Dança de Garopaba, Bia Mattar, Carlinhos Santos, Dança Multiplex, Diana Gilardenghi, Elias Aguirre, Elke Siedler, projeto Tubo de Ensaio, Milene Duenha, Olga Gutiérrez, Paloma Bianchi, Rui Moreira, Sandra Meyer, Thembi Rosa e Vera Torres

Uma homenagem: Ana Luiza Ciscato

Treze lugares: Associação Cultural Arte.Dança, auditório do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), largo da Alfândega, Beira-mar Norte, em frente ao bar Koxixo’s, Fundação Cultural Badesc, Instituto Arco Íris, Parque de Coqueiros, praia do Campeche, Salas Espaço 1 e Espaço 2, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Stúdio Áfrika, Teatro Álvaro de Carvalho, Teatro Sesc Prainha e Teatro da Ubro

Seis espetáculos: Flightless – Elías Aguirre (Espanha); Narrativas entre Dois Corpos – Diana Gilardenghi e Sandra Meyer (SC); Abadom – Atitude Cia. de Dança de Garopaba; Co Ês (com eles) – Rui Moreira (MG); Rec(L)usadx – Elke Siedler (SC) e Nosotros Estamos Aquí (Nós Estamos Aqui) – Olga Gutiérrez (México)

Cinco intervenções urbanas: Parquear – Dança Multiplex (MG); Longfade, Elías Aguirre; Parquear Bando – Dança Multiplex (MG) + convidados; Movimento Público – Olga Gutiérrez (México) e Dança Coral, Diana Gilardenghi e Sandra Meyer

Uma mostra de vídeo: 13 filmes, seis solos especiais e sete inseridos no tema Urbanidades

Um documentário: Corpo Vodu, direção de Will Martins

Cinco oficinas: Laboratório Movimento Público – Olga Gutiérrez (México);

Dança Contemporânea – Elías Aguirre (Espanha); Parquear Bando e Experimentação Parquear Dança Multiplex (MG) e Danças Negras Contemporâneas, Rui Moreira (MG)

Três Diálogos: Faça uma pergunta, O que você está pensando/dançando? Política Nacional de Artes (PNA)

Dois lançamentos de livros: Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres (Instituto Meyer Filho, 2016) e Vol. 5 Coleção Húmus

Múltiplas Escritas: uma plataforma de escrita

FICHA TÉCNICA

Direção geral: Marta Cesar

Coordenação de programação e curadoria: Jussara Xavier e Marta Cesar

Produção executiva e coordenação administrativa: Neiva Ortega

Assistência de produção executiva: Gabriel Campos

Assistência de produção técnica: Juarez Mendonça

Projeto gráfico e mídia eletrônica: Paula Albuquerque

Ilustração: Fabio Dudas

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso

Cobertura fotográfica: Clara Meirelles

Vídeo: Marco Martins

Agradecimentos: Ademir Dias, Ana Paula Neto, André Augusto Crema, Camila Aschermann, Claudia Regina Marcante, Daiane Dordete, Eneléo Alcides, Felipe Arthur Moritz, Irma Paso, Ivo Godois, Maria Teresinha Debatin, Maria Tereza Piccoli, Osni Cristóvão, Raquel da Silva, Regina Levy, Selma Junkes

 Realização: Arte Movimenta

Patrocínio:  Caixa – Fundação Nacional de Arte (Funarte) Ministério da Cultura – Governo Federal

Apoio institucional: Embaixada da Espanha no Brasil/Cooperação Espanhola, Comunidade de Madri/Teatros do Canal, Embaixada do México, Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fundação Cultural Badesc, Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, Associação Cultural Arte.Dança, Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, Instituto Arco-Íris, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura de Florianópolis/Fundação do Meio Ambiente (Floram)/Parque de Coqueiros, Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Franklin Cascaes, Serviço Social do Comércio (Sesc/SC), Stúdio Áfrika, Komcorp – Assessoria Empresarial e Contábil

Saiba mais: multipladanca.art.br e facebook.com/festivalmultipladanca

 Programação completa: www.multipladanca.art.br e facebook.com/festivalmultipladanca

Contatos: Marta Cesar (dir. geral) (48) 9967-3324

Ass. imprensa: NProduções Néri Pedroso (jorn.) [email protected].br Skype: neripedroso  Face: Néri Pedroso (48) 9911-9837/3248-4158.

9° Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea é patrocinado pela Caixa e Fundação Nacional de Arte (Funarte)/Ministério da Cultura

Neris

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.