11º FITA: Confira as atrações do festival para esta segunda-feira

Publicado em: 22/05/2017 às 12:56
11º FITA: Confira as atrações do festival para esta segunda-feira

A décima primeira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação 2017 (Fita) chega ao seu terceiro dia de apresentações nesta segunda-feira, 22 de maio, com espetáculos em Florianópolis (Largo da Catedral, Teatro da UFSC, Sesc Prainha), Biguaçu (Casarão Born) e Siderópolis (Siderópolis Clube). Confira abaixo a programação do dia.

As aventuras do fusca a vela

Local: Largo da Catedral – Florianópolis
Horário: 16h
Valor: Gratuito

Sinopse: As Aventuras do Fusca a Vela apresenta uma releitura do clássico Moby Dick. O espetáculo se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram em uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus delírios, para ver de perto a fúria de uma vingança. O jovem Jonas, nome inspirado no profeta Jonas que foi engolido pela baleia, entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho Ismael. Os dois partem em uma surpreendente aventura, com tubarões, sereias, tempestades e a caça movida pelo sentimento de vingança a baleia Moby Dick.

Grupo: Grupo UEBA Produtos Notáveis (Caxias do Sul/RS)
Direção: Jonas Piccoli
Duração: 50 minutos
Faixa etária: Livre
Técnica de manipulação: Manipulação de bonecos

De Trapos y Cartón

Local: Sesc Prainha – Florianópolis
Horário: 10h/15h
Valor: Gratuito. Os ingressos poderão ser retirados na central de atendimento da unidade uma hora antes de cada apresentação

Sinopse: Cero é um velho mestre da reciclagem que construiu o mundo que o rodeia com jornais, cartões velhos, trapos e outras coisas. Agora trabalha em sua mais esperada criação: um menino que trará alegria à sua vida. Mas o coração do menino desaparece. Quem o roubou? Cero conseguirá recuperá-lo e terminar sua criação?

Grupo:Concolorcorvo Teatro de Animación (Peru/Chile)
Direção: Daniel Huarocc
Duração: 40 minutos
Faixa etária: A partir de 4 anos
Técnica de manipulação: Manipulação direta, manipulação à vista e luvas

Um encanto em Nagalândia

Local: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Florianópolis
Horário: 10h/15h
Valor:Gratuito. Os ingressos poderão ser retirados 1 (uma) hora antes de cada apresentação

*Após o espetáculo das 10h, conversa com os artistas

Sinopse: Nossa história é contada por Rakshasa, um deus levado e trapalhão que mora no reino das sombras de Nagalândia. Nesse reino todo mundo acredita que tudo que existe no mundo fala. E onde todo mundo fala – já viu né? Ninguém escuta. Conta uma linda história de amor e amizade entre uma princesa que não queria se casar e uma árvore mágica que nunca ouvia ninguém. O que mais Rakshasa com sua magia e astúcia, tem a nos revelar?

Grupo: Entreaberta Cia. Teatral (Florianópolis/SC)
Direção: Fabiana Lazzari e Tuany Fagundes
Duração: 40 minutos
Faixa etária: A partir de 4 anos
Técnica de manipulação: Sombras

Redescobrindo Lautrec 

Local: Casarão Born – Biguaçu
Horário: 15h
Valor: Gratuito. Limitado para instituições de ensino

Sinopse: Uma jovem artista encontra o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec, ícone da arte do final do século XIX, fragmentado e descobre que a única maneira de lhe trazer à vida é emprestando-lhe suas pernas e braços. À medida que o pintor revive, ele redescobre seus talentos e limitações físicas num mundo desconhecido.

Grupo: Cia. Nina Vogel (São Paulo/SP)
Direção: Bete Dorgam
Duração: 30 minutos
Faixa etária: Livre
Técnica de manipulação: Manipulação à vista
Desde El Azul

Local: Siderópolis Clube – Siderópolis
Horário: 15h
Valor: Gratuito. Limitado para alunos das redes pública e privada de ensino

Sinopse: Em Desde el Azul surgem flashes de desejos e convicções gerados durante toda a vida artística de InesPasic. Os seres que se alojaram em sua psique buscam a saída, um momento de protagonismo, desejo de afirmar sua existência. Estes personagens são frágeis e ridículos, tão humanos como a carne e os ossos dos quais são feitos, assim como a bonequeira que os manipula.

Grupo: Teatro Hugo & Inês (Peru)
Direção: InesPasic
Duração: 50 minutos
Faixa etária: A partir de 14 anos
Técnica de manipulação: Animação corporal

Todos os espetáculos, inclusive aqueles que acontecerão nos teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho, são gratuitos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio
Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)
Sobre o FITA
O FITA tem coordenação geral Sassá Moretti (do Departamento de Artes/CCE/UFSC) coordenação executiva de Zélia Sabino (do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC)e produção executiva de Gustavo Bieberbach. O 11º FITA foi contemplado pelo edital IBERESCENA e tem patrocínio do Funcultural, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal. Conta com o apoio institucional da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, através da SECARTE. Tem o apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Siderópolis. A realização é do Fazendo Fita Cia. Artística e da Funarte.

Deixe uma resposta