Lançamento do livro “Conceitos-chave de Museologia”

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança no dia 16 de junho, às 14h30min, a edição em português do livro Conceitos-chave de Museologia.

d

O evento, que contará com a participação de palestrantes da área, ocorrerá no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A publicação apresenta uma seleção de 21 termos essenciais no campo da museologia. Publicado inicialmente em inglês, francês e espanhol, o livro agora está sendo disponibilizado em português pelo comitê brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM/BR).

A importância de um dicionário para um melhor entendimento da profissão é discutida há tempos pelos profissionais de museologia que agora tem a sua disposição este referencial teórico. Na versão, foram incluídas notas técnicas dos tradutores, Bruno Brulon e Marília Xavier Cury, membros do Comitê Internacional de Museologia do Icom (Icofom).

Inicialmente, o livro foi publicado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e agora chega a Santa Catarina por meio de uma parceria entre ICOM-BR e FCC, que viabilizou sua reimpressão.

O evento contará com a participação e palestra da Profa. Dra. Adriana Mortara Almeida, diretora do Museu Histórico do Instituto Butantã – SP e vice-presidente do ICOM-BR; Prof. Dr. Bruno Brulon Soares, pesquisador e docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e tradutor do livro; e Profa. Dra. Marília Xavier Cury, docente da Universidade de São Paulo (USP) e tradutora do livro.

Parceria:
Comitê brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR)
Curso de Museologia UFSC

Realização:
Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
Fundação Catarinense de Cultura (FCC)

Quando: 16 Junho 2015, Terça-feira, às 14h30min
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), UFSC
Quanto: Gratuito

Fonte: Calendário Floripa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.